Domingo , Novembro 19 2017
Início / Destinos Turísticos / Barrio Lastarria – Boêmia em Santiago

Barrio Lastarria – Boêmia em Santiago

Barrio Lastarria

Barrio Lastarria – Fina Gastronomia & Arte

Se as contruções antigas e os bairros artísticos da Europa lhe fascinam, o Bairro Lastarria será uma excelente escolha para você passar toda uma tarde ou noite, especialmente se o seu programa pede um almoço ou  jantar requintado. O Barrio Lastarria é umas das várias vizinhanças históricas de Santiago, localizado ao norte da Avenida Libertador Bernardo O´Higgins (ou Alameda), está bem próximo de outros destinos bastante conhecidos, tais como: Bellas Artes e o Cerro Santa Lucia. É bem fácil de chegar até o Barrio Lastarria através do metrô, parada: estação Universidade Católica.

Atrações em Geral

Lastarria Santiago do ChileA coluna vertebral dessa área é a rua José victorino Lastarria, repleta de cafeterias, restaurantes para todos os gostos (desde comida tradicional chilena à finos sushis), hotéis, um cinema (El Biografo) dedicado à filmes históricos e o museu (MAVI). Desde aqui, algumas ruazinhas se ramificam e oferecem mais lojas, bares e artes de rua. Próximo à entrada via Alameda, no lado esquerdo, há um pátio bastante popular decorado com belas fontes.

No final da rua José Victorio Lastarria, à esquerda, encontra-se a rua Rosal, que leva os turistas e chilenos à uma pracinha decorada por quiosques, onde antiguidades e livros (muitos em inglês) são os principais produtos à venda. Aqui, você encontrará também a famosa gelateria Emporio La Rosa; em geral, no Chile, você desfrutará de deliciosos sorvetes artesanais, mas vale salientar que o Emporio La Rosa foi eleita como uma da melhores gelaterias do mundo. Consequentemente, os chilenos prontamente a descrevem como a melhor gelateria da América do Sul.

Se por acaso você tomar o caminho “pasaje Rosal”, você se encontrará numa viela; o barulho que se escuta alí vem dos três pubs mais populares do Bairro Lastarria. Hookah Troopah, outro lugar bastante popular, é um barzinho “de classe” cujo cardápio oferece comida vegana, uma raridade entre os cárdapios de Santiago. Aqui no barzinho o público é basicamente chileno, os preços são razoáveis e a atmosfera é bastante agradável. Ao contrário da maioria dos destinos dessa vizinhaça, esta área fecha nos domingos.

Restaurantes

BocaNariz SantiagoOutro restaurante altamente recomendável em Lastarria é o Don Victorino (com um custo por pessoa ao redor  de CLP 15.000) oferecendo umas das mais requintadas culinárias da cidade; especialmente as abundantes saladas e os refinados ceviches. À poucos passos, encontra-se o Bocanariz, com preços similares, mas colocando mais ênfase na arte de tomar vinho.

Sendo este um dos destinos mais populares em Santiago, é de se esperar que os finais de semana sejam bastante movimentados por aqui. Assim que, se você não gosta de multidão, ou mesmo de esperar  em filas por uma mesa de restaurante é altamente recomendável que você vá ao Bairro Lastarria durante os dias de semana. Mas tenha em mente que ao preferir um pouco mais de tranquilidade, ao evitar os sábado e domingos, você provavelmente perderá a chance de ver apresentações de rua que vão desde música clássica à exibição de filmes nacionais.

No entanto, independente de quais sejam o seus interesses: culinária, arte, uma atmosfera mais relaxada etc.. não deixe de visitar o Bairro Lastarria durante a sua viagem a Santiago, e não se surpreenda, se aquela vontade de voltar logo bater.

Texto traduzido/adaptado do original “Barrio Lastarria – Bohemian Santiago” por Abigail Dantes.