Quarta-feira , Abril 10 2024

Belos Edifícios em Santiago do Chile

Palacio De La Moneda

Belos Edifícios em Santiago do Chile

Um dos destaques da cidade de Santiago, localizada na região central do Chile, é a mistura eclética de construções que ainda se encontram sob a influência do período colonial espanhol e os elegantes e modernos prédios que se levantam dia-após-dia na capital, consequentemente tornando a cidade um destino contemporâneo, mas que ainda preserva certos aspectos do passado na sua arquitetura.

Nos Arredores de Providencia

Edificio Consorcio Vida - Santiago

Uma vez que o Chile encontra-se em uma zona proprícia aos terremotos, os prédios por aqui não são em sua maioria de muita altitude. Mesmo assim, Santiago é a casa do edifício mais alto da América Latina: La Gran Torre Santiago (por aqui mais conhecido como Costanera Center), que se extende céu adentro com os seus imponentes 300 metros de altura. O edifício conta com um vasto shopping center de 6 andares, dois hotéis de luxo e inúmeros escritórios. Localizado no popular bairro Providencia, La Gran Torre Santiago situa-se à poucos passos da estação de metrô Tobalaba, que pode ser acessada tanto através da linha 1 como da linha 4 do metrô).

Também nas proximidades da estação de metrô Tobalaba; mas, em direção ao bairro  Las Condes, está o impressionante Edificio Consorcio Vida. A vista panorâmica deste prédio dá a impressão de que é um navio à ponto de partir. Emoldurado pelo que mais parece um jardim, toda essa vida vegetal está estrategicamente posicionada verticalmente para absorver o calor escaldante dos meses  mais quentes do ano em Santiago do Chile. Também oferecendo à cidade mais áreas verdes.

Nos Arredores de Santiago Centro

Santiago Stock Exchange

Na principal avenida de Santiago, Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, popularmente chamada de La Alameda, no bairro Santiago Centro, localiza-se o plácio presidencial: el Palacio la Modena, que além de ser um remanescente do período colonial neoclássico ocupando a extensão de todo um quarteirão é também um ítem imperdível na lista de lugares a serem visitados de qualquer turista brasileiro visitando Santiago.  Chegue aqui através da parada de metrô La Moneda, na Linha 1. Planeje a sua visita com tempo para assistir a mudança de guarda, uma graciosa cerimônia realizada seguindo uma tradição que perdura por anos e anos.

Também nas proximidades da Alameda, em direção ao Paseo Ahumada, três marcos emblemáticos decoram essa parte da capital, na rua Nova York. De formato triangular a Bolsa de Valores de Santiago é a terceira maior da América Latina ostentando o estilo renascentista francês;  à esquerda dalí , similar em estilo, situa-se o antigo Hotel Mundial, sua arquitetura conta com colunas, pilastras e uma cúpula. Ao lado de ambos edifícios está o primeiro arranha-céu de Santiago : o Edificio el Ariztía. O estilo de cada um desses prédios é uma raridade no Chile que conta com apenas um punhado de edifícios que datam daquele período. Um verdadeiro presente para os amantes deste tipo de arquitetura.

No movimentado centro comercial, localizada no coração do agitado bairro Santiago Centro, está a Plaza de Armas (Metro Plaza de Armas, Linha 5), a praça mais conhecida e procurada da cidade.  Aqui, os artistas de rua, vendedores locais e muita originalidade se fazem presentes diariamente. Mas, o que rouba a cena aqui é o contraste gritante trazido  pelos arranha-céus modernos que se levantam ao longe. Contudo, a neoclássica Catedral Metropolitana preserva o seu grandour marcando a sua presença imponente na praça convidando a todos a descobrirem os infinitos segredos e história.

Teatro Municipal de Santiago -

Outro motivo de orgulho para a cidade por sua estética e cultura é o Teatro Municipal de Santiago, uma construção antes  destinada ao mundo da música clássica e da ópera com magníficas pinturas no teto repletas de querubins que pairam sobre os luxuosos assentos do lugar (Metro Santa Lucia, linha 1).

Santiago do Chile atraiu muita riqueza no início do século XX, um fato que trouxe consigo a burguesia, o seu elegante estilo, mansões e palácios de desenhos franceses e italianos, como o Palacio Bruna,  posicionado em frente ao Parque Florestal. Hoje em dia, ainda atraindo riqueza, a cidade torna-se a casa de edifícios modernos, quase que cibernéticos deixando para trás, pouco-à-pouco, a identidade hispânica imposta durante os anos de colonização.

Texto traduzido/adaptado do original “Must See Buildings” por Abigail Dantes.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.