Segunda-feira , Junho 25 2018
Início / Destinos Turísticos / Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristóbal

Santiago - O Cerro San Cristobal

Explorando o Cerro San Cristóbal

O Funicular do Cerro San Cristobal SantiagoO Cerro San Cristóbal encontra-se no coração da zona urbana de Santiago do Chile e é parte do maior parque urbano da cidade, O Parque Metropolitano. No topo do cerro encontram-se várias terraças amplas, assim como mirantes de onde se pode apreciar a amplitude da capital em meio à vegetação e paz do lugar.

A maneira mais prática de chegar lá é através do Barrio Bellavista; facilmente acessado através da estação de metrô Baquedano (línea 1). A caminhada não deve tardar mais de 10 minutos. Dalí, a chegada ao topo é comumente realizada via funicular (uma espécie de vagão), que transporta os visitantes até o cume da colina, oferecendo aos turistas a bela paisagem da mata densa que emoldura os arredores do trajeto (a passagem vale CLP 2.000 por pessoa). É super divertido!

Para os mais atléticos, outra opção para se chegar até o topo do cerro é uma longa caminhada, de aproximadamente 7 Km, pelas vias para pedestres na entrada situada na Av. Pedro de Valdívia Norte, onde encontra-se o jardim japonês. No entanto, muitos reclamam do fato de quê as vias não oferecem infraestrutura ideal para caminhadas e também por possuir vários pontos bastante isolados ao longo do caminho. Talvez seja uma questão de gosto e preferência.

O Trajeto No Funicular do Cerro San Cristóban

Zoológico Nacional no Parque Metropolitano em SantiagoAntes de chegar ao topo do Cerro San Cristobal, o funicular faz uma parada no Zoológico Nacional do Chile; onde os turistas escolhem descer e visitar o jardim zoológico, ou seguir o trajeto colina acima (nota: o funicular não pára no zoológico no cominho de volta).

O zoológico é o lar de uma variedade de 158 espécies nativas e exóticas de animais, incluindo um grande número de espécies de aves que habitam o gigante e popular aviário. Esta é uma parada altamente recomendada, especialmente para as crianças, e também para conhecer o pequeno e raro veado pudú.

O zoológico é muito popular entre os residentes locais e encontra-se sempre lotado nos finais de semana do verão; se você puder, opte por visitá-lo em um dia da semana. O zoológico está aberto das terças-feira aos domingo à partir das 10:00 às 17:00 horas. A entrada custa CLP 3.000 para adultos, e CLP 1.500 para crianças menosres de 13 anos de idade.

O Destino Final

Vista do Cerro San CristobalUma vez no topo do Cerro San Cristóbal, não deixe de admirar as deslumbrantes  paisagens da movimentada metrópole e da Cordilheira do Andes, ao fundo, na Terraza Bellavista, como também a estátua de 14 metros de altura da Virgem Maria. Para chegar até a imponente estátua da virgem, você terá que subir as escadarias. O funicular não leva os passageiros até lá.

No cume do cerro encontram-se vários quiosques que vendem souvenirs e comidas típicas chilenas. E como não poderia deixar de ser, um carrinho ambulante vendendo o quê muitos descrevem como o melhor mote con huesillo de Santiago, uma bebida gelada tradicional feita com pêssegos desidratados, trigo e açúcar. Uma daquelas coisas na vida que, ou você ama ou você detesta!

Não há restaurantes no topo do morro, por isso mesmo as terraças se fazem  ótimos lugares para piqueniques! Contudo, não esqueça que no caminho até o Cerro San Cristóbal, você pode comprar guloseimas em um dos muitos restaurantes ao longo das ruas Pio Nono e Constitución, assim como no Patio Bellavista, as opções de sushi e falafel por esses lados são infinitas e por preços bastante convenientes.

Jardim Japonês no Parque Metropolitano

O Jardim Japonês 

Também parte do Parque Metropolitano é o pequeno e impecável jardim japonês, um modesto oásis em meio da incessante agitação da movimentada vizinhança Providencia.

O jardim pode ser acessado através da entrada que leva os transeuntes até o Cerro San Cristobal, em Providencia, na Av. Pedro de Valdívia Norte. A estação de metrô que oferece mais praticidade para acessar esta entrada é a estação Pedro de Valdívia, a caminhada pode durar de 15 à 20 minutos. Ao sair da estação caminhe em direção ao norte em busca da entrada do parque Em caso de dúvidas basta perguntar à qualquer chileno que eles mostraram o caminho certo, com bastante satisfação. A esntrada para o jardim é gratuita.

Texto traduzido/adaptado do original “Cerro San Cristóbal” por Abigail Dantes.