Segunda-feira , Outubro 23 2017
Início / Destinos Turísticos / Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia

Varanda do Cerro Santa Lucia

Dentre todos os aspectos que tornam Santiago do Chile uma cidade especial, o cenário deslumbrante das montanhas cobertas de neve, emoldurando a cidade, definitivamente ocupa o topo da lista. De diversos pontos da capital , você pode ver, nem que seja uma pontinha, da magnífica Cordilheira dos Andes. E claro, há certos lugares que oferecem esta paisagem ainda mais nítida. Um desses lugares é o conhecido Cerro Santa Lucia, um parque construído sobre uma colina localizada no centro da cidade. Em 69 metros de altura, este morro oferece uma das vistas mais belas de Santiago, e é um ótimo lugar para passar uma manhã ou tarde.

História

História do Cerro Santa LuciaQuando se trata de história, o Cerro Santa Lucia ostenta um curriculum mais que impressionante. Em primeiro lugar, o cerro é o quê restou de um vulcão de 15 milhões de anos de idade. Em segundo lugar, os conquistadores usaram-no como um mirante durante o processo de conquista do Chile. Também, foi aqui, no topo do Cerro Santa Lucia que Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 1541. Como se não bastasse, em 1872, o governador Benjamin Vickuna Mackenna decidiu transformar a colina em um parque para comemorar seu significado na história da cidade. É história que não acaba mais! Desde então, o cerro passou por muitas reformas e hoje compreende 65.300 metros quadrados, decorados por portões de bronze, escadas de metal,  várias fontes e estátuas.

O Cerro Santa Lucia & Seus Arredores

Foras algumas poucas áreas que mais se assemelham à uma terraça, o parque é essencialmente vertical. Ao seguir qualquer uma das várias escadarias você vai se aventurar na sinuosa colina parque adentro. Em cada nível, há um cantinho convidativo para fazer uma pausa, relaxar e apreciar a vista. No entanto, para obter a melhor vista da cidade, você terá que respirar fundo e continuar todo o caminho até o topo. Assegure-se de calçar o seu par de sapatos mais confortáveis. A distância não é longa, mas você vai se deparar com zilhões de degrais. A escadaria final é um pouco cruel; é íngreme, estreita, e não é apropriada para crianças pequenas ou indivíduos com mobilidade limitada. O Cerro Santa Lucia conta com um elevador; mas que, infelizmente, não chega até o ponto mais alto da colina.

Se você puder, tente visitar o Cerro num dia de céu claro e limpo. Infelizmente, Santiago sofre de um grave problema: a crônica poluição atmosférica, que, em dias mais críticos, embaça a vista das montanhas por completo. Uma visita ao cerro pode ser um ótimo começo para um dia de caminhada por esses arredores de Santiago. O cerro encontra-se entre os Barrios Lastarria e Bellas Artes, duas das mais charmosas áreas artísticas da capital. E se na sua lista de coisas para fazer em santiago, está “comprar lembracinhas”, você está com sorte. Pois o cerro está localizado em frente à Feirinha Santa Lucia, onde você encontrará uma grande variedade de artigos chilenos por preços razoáveis.

Como Chegar no Chegar Cerro Santa Lucia

Estação de Metrô Santa LuciaO Cerro Santa Lucia está localizado ao longo da Av. Libertador Bernado O’Higgins, do lado da estação de metrô de mesmo nome. Se você tomar a saída leste da estação; logo, logo você verá os portões ornamentados que levam às várias escadarias de pedra. Um passo além dos portões e você estará dentro do parque. Há uma pequena possibilidade de que um guarda de segurança irá lhe pedir para assinar o seu nome e colocar o número do seu passaporte, mas isto tem acontecido com menos frequência nos últimos anos. A entrada ao Cerro Santa Lucia é gratuita e os portões do parque abrem das 9:00 horas às 19:00 horas todos os dias do ano.