Quarta-feira , Janeiro 17 2018
Início / Gastronomia / Comidas Típicas do Chile

Comidas Típicas do Chile

Uma comida típica chilena

Uma breve lista das comidas típicas do Chile

Localizado entre o oceano pacífico e Argentina (país cuja culinária é altamente respeitada), o Chile cada vez mais tenta aperfeiçoar a sua gastrônomia e preparações. Em Santiago, por exemplo, não é difícil encontrar restaurantes cujo menu oferece pratos chilenos na sua mais refinada apresentação. Já os barzinhos e restaurantes mais simples seguem se mantendo fiéias às típicas comidas chilenas, usando e abusando de ingredientes como  abacate, tomate, carne vermelha e milho. A seguir algumas das mais populares comidas típicas do Chile.

Empanadas: Preparadas tanto com massa doce ou salgada, sendo esta última a mais comun, os recheios das empanadas chilenas trazem as mais variadas combinação de ingredientes e consequentemente, sabores. Preparadas de três formas distintas as empanadas chilenas podem ser “del horno”(ao forno), “de hoja” (ao forno com massa folheada) e “frita” (a menos saudável de todas!). Em se tratand dos recheios, “pino” é o mais procurado, trata-se de uma mistura de carne moída com bastante cebola, as mais tradicionais vêem com uma azeitona e um pedaço de ovo cozido. Outras alternativas bastante pedidas são as de “queso”(queijo) e napolitna (mortadela e queijo).

Pastel de Choclo: Também bastante popular no Chile este prato é uma preparação ao forno com uma densa camada de purê de milho verde sobre uma camada de carne moída, cuja preparação é a mesma daquela da empanada de pino. No entanto, também é possível pedir paste de choclo com recheio de frango. Para aqueles que gostam das preparações com milho, humitas também é uma pedida, muito similar à pamonha do Nordeste Brasileiro.

“Completos” e outros sanduiches chilenos: Decidir o quê pedir numa sanduicheria chilena pode ser uma tarefa complicada. Aqui são alguns dos nomes das opções exibidas no menu: completo, barros jarpa, lomito etc… Sendo o mais famoso deles o completo italiano, que nada mais é que um hot-dog com uma adicional camada de purê de abacate com tomate e maionese, sobre a salsicha. Outras preparações levam os nome : churrasco (pedaços de bife), lomito pão de hot-dog com com recheio de carne de porco, e ave (recheio de frango).

A lo pobre: De pobre, esse prato não tem nada! E é a indicado somente para aqueles corajosos indivíduos que não se intimidam facilmente e não se incomodam com a preseça de óleo e muitas calorias. A lo pobre é uma enorme porção de batatas fritas decoradas com cebola frita, e um ovo frito. Pode ser acompanhado por um bife ou um peito de frango frito, é claro!

Manjar: Os Chilenos adoram sobremesas. E entre as preparações de receitas doces, um ingrediente que se faz presente em quase todos os pratos é o manjar (doce-de-leite). Em tortas, bolos, sorvetes, crepes ou simplemeste numa torrada, majar é o grande amor das docerias e lares chilenos.

Sorvete Artesanal: O sorvete artesenal chileno é simplesmente delicioso. Durante os meses de verão, é imporssível caminhas pelo menos um quarteirão na cidade sem ver uma pessoa, jovem ou não, desfrutanto de uma dessas maravilhas. Não deixe de visitar uma das inúmeras casas de sorvete artesanal em Santiago e provar sabores que variam desde o clássio baunilha ao exótico pétala de rosas.

Texto traduzido/adaptado do original “Foods to try in Chile” por Abigail Dantes.