Quinta-feira , Novembro 23 2017
Início / Esquiar no Chile / Como chegar no Vale Las Trancas?

Como chegar no Vale Las Trancas?

Como chegar no Vale Las Trancas

Chegue no Vale Las Trancas de Transporte Público

O Vale Las Trancas é um pedacinho do céu localizado à aproximadamente Km 500 de Santiago, 70 Km de Chillán e 8Km das famosas Termas de Chillán / Nevados de Chillán. Mas, se você chegou até aqui é muito provável que você já tenha conhecimento sobre tudo isso e a pergunta que ainda lhe resta, na verdade é “ como chegar no Vale Las Trancas? “.

Pois nem se afobe a gente vai contar tudinho aqui pra vocês. Contudo, se a sua jornada até o Valle Las Trancas é de carro ( alugado em Santiago ), nem perca o seu precioso tempo neste post, vá direto para o nosso post Onde ficar no Vale Las Trancas?, que a gente publicou no mês passado. Lá você não só vai encontrar instruções práticas de como chegar no Valle Las Trancas de carro próprio, mas também, dicas importantes no seu percurso até lá, onde comer, alugar equipamentos de esqui e, logicamente, onde ficar no vale.

Mas se você decidiu tomar o transporte público, há duas opções de como chegar no Vale Las Trancas aqui de Santiago. Qual delas você vai preferir?

Como chegar no Vale Las Trancas?

Tome o trem até Chillán …

Trem desde Santiago a ChillánTomar o trem desde Santiago até Chillán é tarefa simples! Se essa for a sua opção não deixe de ler um dos nossos posts mais populares: Viajar de Trem desde Santiago. Onde a gente informa você sobre todos, e um pouquinho mais, os aspectos envolvidos nesta “aventura”. Lá a gente fala do trem em si, da estação central, dos serviços à bordo, das possíveis taxas extras etc… Mas, espere um segundo! Tomar o trem até Chillán é só uma das etapas dessa jornada.

Lembre-se, o trem vai deixá-lo na estação em Chillán, uma cidade de porte médio à 4,5 horas ( de trem ) de Santiago e à 70 Km do Vale Las Trancas. E a pergunta: como chegar no Vale Las Trancas ? vai martelar de novo na sua cabeça. À partir daqui você tem duas opções: ou alugar um veículo em Chillán, na estação de trem de Chillán ( é bem pequena ) tem um quiosque de aluguel de carros ou tomar um ônibus desde Chillán até o vale. Até mais parece a Odisséia certo? Mas, igualmente a Odisséia, todo esse esforço será por um destino que valerá muito à pena!

… e depois o ônibus até o Vale Las Trancas

REM Bus - Como chegar no vale las trancasPara tomar o ônibus desde Chillán até o Vale Las Trancas você terá que ir para o Terminal La Merced, também conhecido como Terminal Rural. Cuidado! Pois, em Chillán há dois terminais de ônibus. O outro se chama Maria Tereza, próximo ao hipermercado Jumbo. É importante não se confudir!

O Terminal La Merced ( ou Terminal Rural ) fica perto do mercado municipal, este é lugar pequeno, não muito limpo, bastante movimentado e, pricipalmente no inverno, não é um dos lugares mais agradáveis para passar muito tempo. É importante ficar atento por aqui, pois os batedores de carteira sabem muito bem quem são os estrangeiros “ricos” de férias indo esquiar nas Termas de Chillán. Toda atenção é pouca.

No terminal rural procure os micro-ônibus da empresa REM, que oferece uma média de 10 ônibus por dia, à aproximadamente cada 1 hora e 30 minutos, de segunda à domingo, durante a alta estação, saindo de Chillán, parando em diversos pontos no caminho para depois de mais ou menos 2 horas de viagem chegar no Vale Las Trancas. A viagem não é das mais prazeirosas, esses ônibus geralmente são lotados e mesmo quando todos os assentos são vendidos eles continuam à vender as passagens até o ônibus ficar como uma lata de sardinhas.

ônibus para o Vale Las TrancasDica!

Ao comprar sua passagem de ônibis até o Vale Las Trancas, por clp 2000, no quiosque do Terminal Rural, guarde num lugar fácil de acessar, pois mais cedo ou mais tarde o cobrador vai pedí-la, para verificar a data da compra. É comum também que inspetores da empresa entrem no ônibus para checar se os passageiros estão comprando as passagens como se deve e não passando um trocado para o morotista levá-los até o Vale. É meu amigos, aqui no Chile também está cheio de “espertinhos”.

Abaixo uma tabela com os horários de saída no ônibus REM desde Chillán até o Vale Las Trancas. Atenção, o último ônibus sai de Chillán às 19:20 e o serviço é geralmente bastante pontual. Depois desse, só no outro dia!

Ou tome o ônibus direto de Santiago até o Vale Las Trancas

Ônibus Nilahue até o Vale Las TrancasÉ possível sim! É só ir direto ao terminal San Borja e procurar o quiosque da empresa de ônibus Nilahue. De segunda à sexta-feira tem um ônibus saindo do terminal em Santiago às 14:50 e chegando no Vale Las Trancas por volta das 21:00 horas. A passagem custa clp 10.000. O ônibus para várias vezes no caminho e em Chillán o ônibus faz uma parada de quase uns 20 minutos no Terminal Santa Tereza, para então seguir até o vale.

Esse serviço é bastante consistente nos meses da alta estação, mesmo assim é bom checar com o motorista se o destino final é o Vale Las Trancas, pois ocasionalmente , devido às intempéries ou pequenos acidentes no caminho, o ônibus Nilahue tem como a sua última parada um vilarejozinho localizado entre Chillán e o vale, o vilarejo se chama Los Lleuques, e está à 20 Km de Las Trancas. Ao chegar no vale Las Trancas, diga o nome do complexo turístico ou hostal onde você se hospedará que o motorista lhe deixará o mais próximo possível do seu destino.

Boa Viagem!