Sábado , Setembro 23 2017
Início / Destinos Turísticos / Embalse el Yeso – Um Presente da Natureza

Embalse el Yeso – Um Presente da Natureza

explore-o-embalse-el-yeso

Embalse el Yeso

Entre os vários destinos turísticos do Chile que os brasileiros simplesmente amam, lá entre os primeiros da lista está o Embalse el Yeso. Um pedaço do paraíso na terra” como descrito por muitos dos que têm a oportunidade e privílégio de visitá-lo. Sem exceção, os viajantes oriundos de todo o mundo que põem o pé neste lugar se apaixonam e já planejam uma viagem de volta, antes mesmo de saírem do lugar. Qual a razão para tanto entusiamo? A exuberância, imponência e beleza dos arredores. Aqui, a natureza se apresenta no seu mais absoluto grandour.

Localizado no Cajón del Maipo à 73 Km de distância de Santiago Centro, o Embalse el Yeso na realidade é um reservatório de água que se origina na Cordilheira dos Andes à aproximadamente 3.000 metros de altitute, com uma capacidade de armazenar 250.000.000 m3 de água; o quê o torna a principal fonte de água potável para toda a capital chilena. O Reservatório foi formado através do represamento do Rio Yeso, parte da bacia do Rio Maipo, que levou mais de 10 anos para ser construído, a inaguração do lugar finalmente aconteceu em 1964.

O Quê Fazer no Embalse el Yeso?

curticao-no-embalse-el-yesoSe você é amante da natureza esta pergunta não precisa de resposta. Mas, se você faz o estilo “mais urbano” e se sente meio perdido quando se encontra distante da agitação e aspectos do contidiano nas cidades, no Embalse El Yeso os turistas vão para se aproximar da natureza, para contemplar as paisagens, fazer caminhadas ou escalada; ou mesmo, para desfrutar de um pique-nique aos pés da Cordilheira dos Andes.

Aqui, as águas são de um azul brilhante e cristalino, e as montanhas com os seus cumes sempre coloridos pelo branco da neve se levantam emoldurando toda a extensão do lugar. Durante o verão é possível pescar, praticar windsurf ou molhar os pés nas águas geladas e transparentes (é claro, isto só é recomendável nos dias de calor, senão você vai congelar vivo!).

Brasileiros curtindo o Embalse el Yeso !

nao-perca-o-embalse-el-yesoÉ possível visitar o Embalse el Yeso durante os meses de inverno também; obviamente isso vai depender do estado em que a neve deixa as vias; e, durante esses meses do ano, é praticamente inevitável que você tenha que deixar o veículo e seguir o caminho à pé em direção ao reservatório. Há uma trilha tortuosa que se estende por quase 10 Km ao longo do reservatório, possibilitando uma caminhada de nível moderado num terreno plano. Na realidade, um presente para aqueles que mal podem esperar para sair do carro e respirar o ar fresco da montanha.

Se você seguir a via que vai além do Embalse el Yeso, você chegará no Parque Valle del Yeso. Aqui, você poderá desfrutar de belas piscinas naturais de águas termais que brotam na montanha. Esta é uma área apropriada para acampamento; no entanto, ninguém pode negar que é bastante remota. Por isso mesmo, os mais atrevidos dizem que esta é uma tarefa para mais de um dia e a dica que eles deixam é armar as barracas próximo às águas termais. Vale salientar que esta é uma aventura sensata somente nos meses mais quentes do ano: dezembro e janeiro.

Essa primavera os brasileiros estão curtindo o Embalse el Yeso de montão!
Com a galera da DESCOBRINDO CHILE a diversão é garantida!
Você não vai perder essa não é?

whatsapp santiago do chile

O Rodney da Descobrindo Chile vai organizar tudo para você, manda um whatsapp para ele agora mesmo para agendar o seu passeio!

Como Chegar no Embalse el Yeso?

i-descobrindo-chileInfelizmente não há transporte público levando e trazendo passageiros até o reservatório. Assim que só é possível acessar o Embalse el Yeso de carro. É altamente recomendado usar um veículo 4×4, uma vez que a estrada não é asfaltada, é um pouco rochosa, e por vezes, íngreme. Uma boa razão para (educadamente) perguntar ao guia turístico se o veículo dele (a) aguenta mesmo o tranco! Por quê as histórias que a gente já escutou ….ai, ai, ai…

Desde de Santiago Centro, se a situação no trânsito e climática estiverem boas, a jornada tarda por volta de 2,5 horas até lá. Cajón del Maipo e Embalse el Yeso são destinos cada vez mais populares entre os chilenos e turistas; por isso, nas férias de verão o trânsito pode atrasar bastante a sua viagem de ida ou volta. Ou ambas! Assim que não se surpreenda se você se deparar com mais movimento do quê o quê você imaginava. Afinal de contas, dia- após-dia surgem mais e mais pequenas empresas turísticas, muitas delas de brasileiros, oferecendo os viajantes chegados do Brasil a chance de conhecer esse pedacinho do céu.

É possível ir por conta própria?

Claro que sim! Só basta uma certa dose de atrevimento, no mais, desde Santiago é só seguir a rodovia G-25 em direção ao Cajón del Maipo. São 47 Km até San Gabriel, onde a o caminho asfaltado cede lugar ao caminho de terra, ignore San Gabriel e siga mais 2.2 Km até chegar à saída bifurcada. A partir daqui a sinalização até o Embalse el Yeso é mais clara e segue por mais 18Km.

Se a sua visita se fizer num dia de verão vista roupas leves e coloque bastante protetor solar. Não há muita sombra por lá! Já no inverno roupas térmicas e botas ipermeáveis são essenciais. E, claro, em qualquer estação, não esqueça de levar a sua câmera fotográfica!