Segunda-feira , Junho 25 2018
Início / Cultura / MetroArt Santiago

MetroArt Santiago

MetroArt Santiago

MetroArt Santiago

Se você se encontrar em Santiago por pelo menos algumas horas, é muito provável que você tenha que tomar o metrô para se deslocar de um bairro para outro. O sistema de metrô de Santiago é uma bênção para os viajantes! Uma vez que é limpo, eficiente, relativamente barato e fácil de navegar. Ao transitar de uma estação para outra , você pode notar algumas obras de arte interessantes ao longo das plataformas.

Hoje em dia , pelo menos 30 estações exibem algum tipo de arte, seja ela uma pintura em grande escala ou um mosaico de azulejos coloridos. Este é o resultado da iniciativa MetroArte, um projeto patrocinado pelo estado, com o objetivo de transformar as estações de metrô de Santiago em exposições culturais para moradores e visitantes.

História

Interior Urbano de Hernán Miranda

O projeto MetroArte foi criado em 1992 pela Metro S.A, a empresa dona e responsável  pelo transporte público do Chile. A idéia era proporcionar o acesso à cultura e arte no interior das estações de metrô oferecendo a sensação de um museu público.

A primeira obra implementada foi Interior Urbano, elaborada pelo artista chileno Hernán Miranda, instalada dentro da estação de metrô Universidad de Chile em 1993. Desde então, vários artistas e grupos cederam obras de estilos e tamanhos variados às estações de metrô da capital, principalmente a que fazem parte da Linha 1.

Os trabalhos são patrocinados pelo Estado, bem como por doações de empresas privadas e corporações. Alguns são quadros de tamanho médio, enquanto outros são murais gigantes abrangendo quase toda a extensão da plataforma. Muitos deles são bastante belos – não deixe de observá-los enquanto você explora a cidade, invevitavelmente você acabará escolhendo um favorito! Para aqueles interessados em aprender mais sobre cada uma dessas obras, cada trabalho é acompanhado por placas que falam sobre o artista, assim como do próprio trabalho.

A Arte em Todas as suas Formas

Santiago em 100 Palabras

Enquanto a divulgação e acesso às essas obras é o principal objetivo da iniciativa MetroArte, também existem outros projetos que se enquadram no mesmo conceito e objetivo da organização. Sendo o mais  notável deles o Santiago em 100 Palabras, um concurso  anual de contos que encoraja os residentes a apresentarem uma breve história, com 100 palavras, retratando, de alguma forma, a capital do país.

A competição tornou-se bastante popular, contando com um número de participantes que varia entre 30.000 e 50.000, nos últimos anos. Os trabalhos vencedores são exibidos ao lado das demais pinturas ou murais das estações de metrô de Santiago. Eles estão todos em espanhol, o quê serve para você tirar uns minutinhos e praticar um pouquinho a leitura no idioma estrangeiro!

A iniciativa MetroArte também exibe, permanentemente, alguns trabalhos no Centro Cultural Pablo Neruda, localizado na estação Quinta normal, e em uma galeria de arte pertencente à  estação Puente Cal y Canto. Cada uma delas entrega uma expressão interessante e, num todo, não deixam de ser exposições que trazem um pouquinho mais de cultura e conhecimento à sua jornada pela cidade.