Segunda-feira , Junho 25 2018
Início / Dicas / Moeda Chilena : O peso chileno

Moeda Chilena : O peso chileno

Conheça a Moeda Chilena

Quanto vale o quê?

Um dos aspectos do país de destino com os quais os turistas devem se familiarizar mais é a moeda ( tão importante quanto o idioma, talvez! ). É essencial não se embananar com o câmbio e entender bem “quanto vale o quê”. Aqui no Chile, sobretudo. Pois, pode até parecer intimidante quando se escuta que uma barra de chocolate custa clp 3.000! Mas não se estressa não, por quê no câmbio de hoje essa barra de chocolate custa R$ 12,00 . Ufa! Que alívio, certo?

Ummm.. Nem tanto! Não é por quê o seu orçamento para as férias em Santiago do Chile chegue à suntuosa soma de milhões de pesos que você vai perâmbular pela capital chilena com ar de milionário, certo? Não que  nós do SantiagoDoChile.com queiramos jogar um balde de água fria nos seus minutos de fama. A verdade é quê se você não ficar atenado os seus milhões de pesos vão escapar por entre os seus dedos mais cedo do quê tarde.

Essa é justamente a razão pela qual nós escrevemos este post cheio de dicas sobre a moeda chilena para você.

A moeda chilena é o Peso chileno ( CLP ).

Mesmo aqueles turistas que decidem colocar a maioria dos gastos no cartão de crédito vão precisar carregar consigo o dinheiro local. Para comprinhas nas feiras artesanais, tomar um táxi, comprar algo rápido para comer num quiosque de rua, e principalmente, para pequenas emergências. Na nossa última visita ao Pueblito Los Dominicos, por exemplo, devido à um problema na rede local as lojinhas de lá não estavam aceitando nenhum tipo de cartão.

As Notas da Moeda Chilena

A notas da moeda chilenaA moeda chilena ( o peso chileno – CLP ) conta com 5 notas bancárias, sendo a menor delas a nota de clp 1.000, e a maior delas a nota de clp 20.000. O quê dá para comprar com clp 1.000? Bom, no supermercado dá para comprar umas besteirinhas para lanchar. Em demais lugares, uma viagem no metrô ( clp 740 ) é provavelmente onde os seus clp 1.000 serão gastos com maior custo x benefício.

O quê dá para comprar com clp 20.000? Aqui as suas opções já aumentam bastante! Com uma nota de clp 20.000 você pode pagar por uma pizza, refrigerantes e até uma sobremesa na pizzaria Tiramisú ( sem incluir a gorjeta de 10% ), fazer um passeio até a belas montanhas do centro de esqui Valle Nevado, se esbaldar na feirinha Santa Lucia comprando lembrancinhas para todo mundo etc… etc… Esses são apenas alguns poucos exemplos!

e não esqueça das Moedas!

As moedinha do ChileExistem 7 moedas em circulação no Chile. A menor delas é a de clp 1, que hoje em dia é ate ignorada pelas caixeras e caixeros nos supermercados quando passando o troco! É isso mesmo, se o seu troco na compra do supermercado foi por exemplo 8 pesos, você muito provavelmente receberá uma moedinha de clp 5 de volta. Ah! Por falar nisso, não esquece de dá uma olhada no nosso post sobre os Supermercados em Santiago para dicas em situações como esta.

A maior moedinha em circulação no Chile é a de clp 500. Infelizmente, com a caristia que paira sobre o Chile, essas moedinhas hoje em dia já não têm mais o alcançe que tinham ( no mercado, por exemplo ) até pouco tempo atrás!

Atenção com as Notas Falsas! Não seja vítima!

Pesos Chilenos Falsos IA presença de notas falsas no comércio de Santiago está se tornando bastante corriqueira. É muito importante ter cuidado com isso! Nas farmácias, lojas de coveniências e mini-markets da cidade, vê-se muito notas falsas de clp 10.000 em exibição nos balcões. De tão corriqueira que são!

Não seja vítima de oportunistas! Aqui no grupo ( do SantiagoDochile.com ) houve uma vítima de um caso chato:  o taxista passou um troco que incluiu uma nota falsa de clp 10.000. Mas essa é outra história! A gente menciona só para chamar a atenção do turista brasileiro que ao se sentir mais relaxado durante as férias na capital chilena pode se tornar “presa” fácil neste tipo de situação.

Ao receber uma nota da moeda chilena, mesmo que você não seja acostumado com o dinheiro, use o seu bom senso e analise a textura da nota, procure por marcas d’água e a faixa holográfica. É importante ressaltar também que as notas originais de clp 1.000, clp 2.000, clp 5.000 têm textura plástica e as de clp 10.000 e clp 20.000 têm textura de papel.

Casas de Câmbio

Casas de Câmbio Rua Augustina SantiagoCasas de Câmbio estão por toda parte em Santiago! Você não vai precisar caminhar muito para encontrar uma, elas são onipresentes nas ruas de Providencia, nos shopping centers em Las Condes e nas pequenas galerias. Contudo, já não é novidade entre os viajantes brasileiros, que as casas de câmbio da calle Augustinas ( rua Agustinas ), em Santiago Centro, são as que oferecem as melhores taxas.

Com uma dose extra de atenção você, certamente, evitará aborrecimentos e fará das suas férias em Santiago ainda melhor do quê você tinha em mente! Se você achou o nosso post de hoje informativo e útil, não deixa de compartilhar. Vamos colaborar e ajudar os viajantes brasileiros!