Domingo , Novembro 19 2017
Início / Cultura / Museu Nacional de Bellas Artes

Museu Nacional de Bellas Artes

Visite o Meuseu de Bellas Artes de Santiago

Atividade Cultural Imperdível

Museu de Bellas Artes Santiago ChileCaso a sua agenda em Santiago só lhe permita visitar um dos vários museus da cidade, nós do SantiagoDoChile.com sugerimos, sem pensar duas vezes, que você visite o Museo Nacional de Bellas Artes. Para os amantes da cultura e exibições de arte, existem várias razões pelas quais este deve ser o número 1 na sua lista de visita aos museus de Santiago. Aqui, vamos enumerar apenas algumas delas: primeiro de tudo, esta é uma atividade gratuita; segundo, fica localizada numa área da cidade recheada de imperdíveis destinos turísticos, consequentemente sendo um lugar fácil de chegar. Mas, se mesmo assim, você se encontrar perdido no caminho, é só perguntar para qualquer transeunte nos arredores, ele com certeza lhe mostrarão extamente onde fica o prédio.

O Museu Nacional de Bellas Artes

General Bernardo O´Higgins por José Gil de CastroO Museu Nacional de Bellas Artes é um prédio de imponente arquitetura plantado em frente ao belo Parque Forestal no bairro Santiago Centro. Inicialmente criado para a divulgação da arte que começava a florecer no país, as obras começaram a ser reunidas em meados/final do século XIX. Desde 1880 estas obras passaram por diferentes edifícios até que finalmente, em 1990, o atual palácio de bellas artes foi inaugurado para enfim acolher uma coleção de arte que se iniciou com 140 peças, mas que hoje conta com mais 5.000. No andar térreo do museu belíssimas estátuas de mármore recebem os visitantes com bastante elegância, as estátuas são de criação de artitas nacionais e internacionais. Enquanto nos demais andares as salas são decoradas com infinitas pinturas à óleo seguindo os mais variados temas, influências e escolas. E claro, como não poderia deixar de ser encontram-se aqui alguns dos mais interessantes retratos do Libertador Bernardo O´Higgins elaborados pelo pintor José Gil de Castro (o Mulato Gil), nascido em Perú e posteriormente radicado Chileno.

Há também uma sala com belíssimas obras do destacado pintor expressionista chileno Israel Roa, quem recebeu vários prêmios pela magnitude de sua arte e veio a influenciar as futuras gerações de artistas no país. Contudo, o museu não só enfatiza a arte nacional, presente na coleção estão também desenhos italianos que datam do século XV- XVII, um vasto número de pinturas espanholas, assim como esculturas africanas. Vale à pena prestigiar cada uma delas, e embora pareça muita informação para se adquirir de uma vez só, dependendo do seu interesse, esta é uma visita que pode tardar desde 40 minutos à 3 horas. Se a sua prefêrencia segue uma temática mais moderna, o museu ao longo do ano sempre têm uma exibição de conteúdo e alma contemporâneos na sua agenda. Ademais, não permita que o deslubramento das peças à mostra distraiam você da belíssima arquitetura do prédio, um fascínio à parte para os amantes da arquitetura.

Informações Úteis

Museo_Nacional_de_Bellas_Artes,_Santiago_do_Chile.O museu oferece uma pequena loja localizada no lado direito da entrada principal. Uma boa opção para quem busca uma lembrancinha com a cara do lugar. Estão também disponíveis, visitas guiadas em espanhol, que assim como a entrada do museu são gratuitas. O tour dura 45 min e são iniciados seguindo a seguinte agenda: de terça à sexta às 10:30, 11:30, 12:30, 15:30 e 16:30. Nos sábados e domingos há um tour adicional começando às 17:30. O museu fecha para manutenção todas as segundas-feiras do ano, como também nos feriados nacionais chilenos. Em dias de funcionamento as atividades são iniciadas às 10:00 horas até às 18:45.

Dicas

A estação de metrô mais próxima ao museo é a estação Bellas Artes, na linha verde. Contudo, se você quiser combinar esta atividade com as tantas outras que estão disponíveis nos arredores, tenha como destino a estação Universidade Católica. De lá visite o GAM, perâmbule pelo Barrio Lastarria, tire belas fotos no Cerro Santa Lucia, para finalmente ir ao Museo de Bellas Artes, fica bem pertinho. No final de tudo isso, será mais que merecido um refrescante sorvete no Empório La Rosa localizado em frente ao Parque Forestal. Será um dia e tanto em Santiago Centro!