Segunda-feira , Maio 29 2017
Início / Vida Noturna / Galpón Victor Jara – Os Ritmos do Chile.

Galpón Victor Jara – Os Ritmos do Chile.

Visite o Galpón Victor Jara

O Galpón Victor Jara

O Galpón Victor Jara é um centro cultural, o palco de boa música ao vivo e um clube de dança, localizado no coração do barrio Brasil. Endereço bastante apropriado, uma vez que o bairro Brasil é sem dúvida uma das vizinhanças de Santiago mais artísticas e culturalmente ricas . O “galpão” recebeu o nome do professor, diretor de teatro, poeta, cantor, compositor, e ativista político chileno que foi morto pelo exército durante a ditadura militar do General Augusto Pinochet.

Victor Jara cantou predominantemente sobre a paz, o amor e a justiça social, e até hoje continua a ser um ícone cultural no Chile, também como símbolo da luta pelos direitos humanos. A fundação Victor Jara, fundada pela viúva de Jara (Joan Jara), criou o espaço em 2003 para manter a memória do ativista viva e também para criar “um destino de encontro para todos os tipos de artistas: chilenos, estrangeiros e os alternativos que não se encaixam em nenhum  outro lugar.

A Cueca na sua Forma Sexy

Cueca Brava - Dança ChilenaHoje em dia não se poderia definir o Galpón Victor Jara de melhor maneira. E, embora o centro cultural se assemelhe à um mausoléu, este é um espaço de magníficas apresentações ao vivo, realmente o queridinho entre as bandas independentes e demais artistas chilenos, principalmente aqueles que seguem a linha da música cumbia, cigana, e o gênero musical cueca.

Caso você esteja interessado em conhecer os ritmos chilenos e escutar a música nacional, durante a sua estadia em Santiago, o Galpón Victor Jara abre das terças aos domingos. Nas terças-feiras o som é basicamente cueca. Cueca é a dança nacional do Chile, e é um tanto quanto antiquada. Entretanto, nas terças,  entre às 19:00 horas e 22:00 horas, o público jovem e entusiasmado “doa” à cueca uma versão mais rápida e sexy, o quê eles chamam de cueca brava ou cueca feroz.

Os novatos por aqui, são tão bem-vindos quanto os frequentadores de longa data; e, um detalhe importante: não é nada difícil encontrar um parceiro chileno para ensinar-lhe os passos! Além de ser um evento tremendamente divertido para os músicos, dançarinos e amantes da cueca, este evento traz os jovens chilenos mais próximo das suas raízes e tradições culturais, esta é uma ótima maneira para os estrangeiros vivenciarem um autêntico aspecto da cultura chilena.

Outros Ritmos

Victor Jara.
Victor Jara.

No resto da semana, das quartas aos domingos, o som cede lugar à cumbia e música cigana, tocadas por bandas famosas conhecidas em todo o país, sendo muitas delas populares também em grande parte da américa do sul. Nas quarta, as apresentações começam às 20:00 horas e as entradas custam CLP 2,000. Das quintas aos sábados, os portões se abrem às  23:00 horas, e não demora muito para o pequeno espaço ficar lotado, as apresentações nesses dias terminam por volta das 2:00 horas  ou 3:00 horas da manhã, com a entrada custando CLP 3.000. Nos domingos, desde o meio-dia, o espaço recebe o público para espectáculos de dança, música, comida e exposição de artesanato.

Como Chegar no Galpón Victor Jara

A música contagiante deste lugar, o público jovem e alternativo, juntamente com os músicos, entregam uma noite maravilhosamente original, uma atividade imperdível na grande capital chilena, durante as suas férias. O Galpón Victor Jara está localizado na rua Huérfanos 2146, na Plaza Brasil, a parada do metrô mais próxima é a Cumming, na linha verde.