Sexta-feira , Julho 21 2017
Início / Dicas / O quê fazer durante um terremoto?

O quê fazer durante um terremoto?

Dicas de o quê fazer durante um terremoto

Muita Calma Nessa Hora!

Ao se preparar para as suas férias em Santiago do Chile muitas coisas passam pela sua cabeça: desde o espanhol que talvez precise de uma revisãozinha até as lembracinhas que você levará de volta para os amigos e familiares no Brasil. No entanto, em meio aos preparativos e expectativa da viagem é muito provável que nem lhe venha aos pensamentos a possibilidade de um terremoto! Já imaginou?

Aqui no SantiagoDoChile.com não tem nem um geólogo ou sismólogo, mas o quê não falta é gente com experiências nesses eventos. Alguns dos membros aqui da galera mora no Chile por mais de 10 anos, o quê os faz ter passado pelo devastador terremoto de fevereiro de 2010 de magnitude 8,8 e o assustador terremoto de setembro de 2015. Então o quê não falta é (uma modesta) experiência!

O quê fazer durante um terremoto?

Bolsa de emergênciaO tremelique não escolhe hora de chegada! Então é bom ter em mente que pode acontecer no meio da madrugada, na hora do banho no hotel ou no café-da-manhã. Mas, o mais importante de tudo é que você esteja preparado e não entre em pânico, pois não há necessidade.

Talvez Santiago seja uma das cidades do planeta mais bem preparadas para ocasiões como essas. Nós afirmamos isso sem nenhum tipo de evicência. Mas, pelo quê já presenciamos tanto a infra-estruturas da cidade, principalmente os prédios mais modernos, como as pessoas encaram, geralmente, um terremoto com mais tranquilidade do quê com pânico.

Saíde de Emergência 1Na realidade o pior caso é quando o tremor é prolongado, como no de 2010, por exemplo, que durou por volta de 3 minutos! Aí é quando decidem cortar o sistema elétrico para evitar curtos-circuitos etc…

Esses são os casos mais extremos.

Nos demais casos, mesmo que forte, o terremote vem, faz o coração saltar, e vai embora. Sem nenhum drama. Esse segundo caso é uma tranquilidade só, nem precisa pular da cama!

Mas se o caso for o primeiro, o quê fazer durante um terremoto como esses?

Como se preparar?

  1. Quando você estiver bem instalado no hotel ou apart-hotel procure logo sabe onde é a saída de emergência.
  2. Em caso de tremores não tome o elevador. Mesmo que tenha gente tomando!
  3. Matenha o telefone sempre com a bateria carregada, pois talvez você precise usar a lanterna.
  4. Numa bolsinnha, separe as coisas que você precisará no caso extremo de ter que evacuar o prédio (é muito provável que esse não seja o caso). Por exemplo, seu passaporte, dinheiro, cartões etc… Aqui a gente segue o lema: esperar o melhor e se preparar para o pior!
  5. Avisar os familiares no Brasil os mais rápido possível! Pois, quando o evento sair nas notícias, você bem sabe, só será noticiada a parte mais dramática da coisa!
  6. Mantenha a calma sempre! Principalmente se estiverem com crianças.

Importante saber

Quando o sufoco passar e tudo já estiver mais ou menos de volta ao normal. Outros tremores virão. Mas nem se afobe! Esses tremores que seguem o terremoto são réplicas e são sempre mais fracos do quê o terremoto. Então é só ficar ligado  e não ser pego de surpresa imaginado que é outro terremoto!

Fica a dica!