Domingo , Maio 28 2017
Início / Vinícolas e Vinhos / Os Melhores Vinhos Chilenos

Os Melhores Vinhos Chilenos

prove-os-melhores-vinhos-chilenos

Tintos, brancos e espumantes

Aviso importante: Esse post não foi escrito por um(a) somalier  ou conhecedor profissinal d os melhores vinhos chilenos. Para o leitor que está buscando uma leitura mais técnica, esse texto realmente não é o quê você está procurando! O nosso post de hoje é uma resposta às dezenas de emails que a gente recebe dos turistas brasileiros perguntando “que vinho chileno vocês nos recomendam comprar?” Ah! Incluindo também os seguintes requisitos: tem que ser de qualidade e econômico.

A resposta é sempre baseada nos vários erros e acertos cometidos pela galera aqui do SantiagoDoChile.com tentando encontrar vinhos chilenos bons e baratos nas prateleiras dos supermecados. E, cá pra nós! Essa não é uma tarefa nada difícil. Ufa!

Os Melhores Vinhos Chilenos ….

… na nossa opinião.

Obviamente a gente acerta quando o gosto do leitor coincide com o nosso. Mas esse nem sempre é o caso. Por essa razão, nós fizemos uma espécie de eleição aqui no grupo e os vinhos mais mencionados são os que estão aqui no post. Seria impossível enumerar os melhores vinhos chilenos num texto assim tão simples como o nosso; mesmo assim a gente teve o cuidado de pelo menos incluir um cabernet sauvignon, um carmérè, um espumante e um branco. Ficou curioso para saber quem são os vencedores? Pois dá uma olhada:

Vinho Medalla Real Cabernet Sauvignon – Vinícola Santa Rita

pizza-com-melhores-vinhos-chilenosFoi difícil chegar à um acordo sobre o Cabernet Sauvignon que iríamos colocar no nosso post. Afinal, os melhores vinhos chilenos, os mais premiados mudo afora, são geralmente os tintos. E por quê aqui no grupo, somos quase que 100% carnívoros, amantes dos queijos fortes e das massas; o cabernet sauvignon é a cepa que a gente compra mais.

Por sinal, a primeira vez que nós provamos esse Medalla Real ( Valle del Maipo ), foi no restaurante Tratoria Rita no shopping center Parque Arauco. Recomendação da casa para acompanhar uma pizza de quatro queijos. Acertaram em cheio!

Nos supermercados de Santiago, garrafas das colheitas de 2014 e 2015 não custa mais de clp 6.000.

Vinho Select Terroir Carménère – Vinícola Santa Ema

um-bom-vinho-chilenoPara aqueles que seguem o nosso website, ou mesmo para os que estão apenas de passagem, não é novidade que nós amamos a boa culinária. Mas, que não comparte deste mesmo gosto, não é mesmo? Bom, um dos nossos blogs preferidos é o Matching Food & Wine, e ao vasculhar os posts da Fiona, nós nos deparamos com um artigo que ela dizia que tinha estado recentemente no Chile.

Como nós já esperávamos, o assunto do dia seria o vinho carmérnère dos vales do Chile; sem questão de dúvida não só um dos melhores vinhos chilenos, mas um dos melhores do mundo. Para a nossa surpresa o artigo atrevia-se à combinar o vinho carmérnère com comidas bem temperadas, e picantes. A gente não pensou duas vezes antes de preparar um bom caril indiano e acompanhá-lo com o Select Terroir Carménère da Vinícola Santa Ema. Nos supermercados de Santiago, o valor é ao redor de clp 7.500.

Vinho Brut Royal Espumante – Vinícola Undurraga

vinho-espumante-chileno-com-salgadinhosA primeira vez que nós tivemos contato com esse vinho, foi quando recebemos de presente. Uma caixa de garrafas de 375 ml. Ninguém prestou muita atenção neles, até que … numa festa, decidiu-se colocar as garrafas na geladeira e uma por uma elas  foram todas  abertas para acompanhar os salgadinhos. A combinação deu foi certo. Nos apaixonamos!

Esse espumante clássico, 60% pinot noir e 40% chardonay, é a opção certa para começar a festa, ou um jantar como acompanhante para entradas como bolinhos de bacalhau, queijos, salmão defumado; em geral,  aqueles pestiscos mais salgados. Nos supermercados de Santiago a garrafa de 375 ml custa ao redor de clp 4.000.

Vinho Late Harvest Casillero del Diablo – Vinícola Concha y Toro

um-guia-dos-melhores-vinhos-chilenosNós já falamos de petiscos, salgadinhos, massas, queijos fortes e até de pratos indianos. Você não acha que a gente ia esquecer a sobremesa não é? Por favor… E, para variar, até que não houve drama para selecionar um dos melhores vinhos chilenos ( na nossa opinião ) para acompanhar aquela sobremesa. Afinal de contas, você vai está de férias! Explorar a culinária do país que você está visitando não deixa de ser uma atividade cultural.

O aroma do vinho Late Harvest Casillero del Diablo da Conha y Toro é resultado das notas florais, frutas maduras e mel. Nós já provamos e aprovamos uma taça desse vinho com bolo de cenoura, chessecake de vanila, torta de maçã, com chocolate amargo, flan … dá pra ter uma idéia não é? Nos supermercados de Santiago o Late Harvast Casillero del Diablo custa ao redor de clp 5.000.

Qual deles você vai provar?