Terça-feira , Junho 19 2018
Início / Destinos Turísticos / Plaza de Armas – No Coração de Santiago Centro

Plaza de Armas – No Coração de Santiago Centro

Plaza de Armas at Night

Plaza de Armas em Santiago do Chile

Se você já visitou outras cidades hispânicas na América do Sul antes da sua viagem a Santiago do Chile, o nome “Plaza de Armas” com certeza soará familiar nos seus ouvidos. A explicação deste nome/marco  pode ser encontrada ao analizarmos a realidade destes países, há centenas de anos atrás, quando os conquistadores espanhóis desenhavam a arquitetura das suas cidades-colônias nas Américas. Um único quarteirão era intencionalmente isolado dos demais projetos arquitetônicos para que nada fosse construído alí. No entanto, esse mesmo espaço, era emoldurado por construções do governo, catedrais e outros edifícios importantes. Em caso de ataques, a pequena população poderia refugiar-se alí, onde era consequentemente projegida pelas forças armadas.

Atrações na Plaza de Armas

Plaza de Armas - Santiago

A Plaza de Armas de Santiago tem sido o coração desta cidade desde que foi fundada juntamente com o resto da capital em 1541. As belas estruturas arquitetônicas próximas à praça são mais recentes, uma vez que foram totalmente concluídas no século XIX. Hoje em dia, a Catedral de Santiago e o Correio Central de Santiago se destacam entre umas das mais belas estruturas da cidade. A Catedral geralmente recebe visitantes apenas durante o dia. Para os apaixonados por arquitetura, não é tarefa difícil passar uma hora explorando os detalhes do interior e o decór deste lugar.

Outro prédio de destaque às bordas da Plaza de Armas é o Palácio de la Real Audiencia de Santiago, ou o Palácio Real, onde também encontra-se o Museu da História Nacional. O governo federal de Santiago mudou-se para o palácio, em La Moneda, há 100 anos atrás.

Para atividades que não involvem tantos fatos históricos, visitar umas das galerias situadas também às bordas da Plaza de Armas é uma boa opção. Estas galerias oferecem produtos artesanais típicos do Chile entre muitos outros produtos nacionais, percorrer os corredores em caracol destes prédios já é em si uma experiência cultural. Adicionalmente, você também encontrará excelentes cafeterias por aqui.

Como chegar

Metrô Plaza de Armas SantiagoA estação de metrô de mesmo nome, via linha 2,  levará você diretamente à uma das esquinas da praça. Uma vez que este é um destino bastante popular, uma viagem no metrô até a Plaza de Armas durante as horas de pico pode ser um pouco estressante, só por um milagre para você encontrar um assento vazio no metrô nessas horas.

Assim quê, por volta do meio dia, durante a semana, ou nos finais de semana você terá um passeio mais tranquilo nessa vizinhança.

Atividades Noturnas

Os sábados e domingos atraem mais pintores, músicos, apresentações de rua etc… possibilitando todo um dia de atividades e entretenimento, especialmente se você combinar uma visita ao museu e à catedral. Há quem diga que as noites na praça são muito mais interessantes; no entanto, a verdade é que não há quase nada para se ver ou fazer e as chances de você ser abordado por indivíduos “suspeitos” são bem maiores.

Ao planejar o seu dia no centro de Santiago do Chile, não esqueça que a Plaza de Armas está à passos de demais atrações que valem mais que à pena serem exploradas.

Texto traduzido/adaptado do original “Plaza de Armas” por Abigail Dantes.