Terça-feira , Abril 9 2024

O Rio Mapocho

O Rio Mapocho Santiago Chile

O Rio Mapocho

Santiago tem, quem sabe, um dos mais incríveis cenários das cidade da América Latina, em um dia de céu limpo; desde praticamente qualquer ponto da cidade, você pode ver as lindas montanhas pairando sobre a capital. Sem falar nas encantadoras áreas dentro da cidade mesmo: os parques urbanos, as ruas charmosas e impressionantes projetos arquitetônicos.

No entanto, em muitos aspectos, a cidade está longe de ser pitoresca. Pode ser áspera e por vezes, inclusive, bem cinzenta; mas é, sem sombra de dúvidas, sempre cheia de vida e personalidade própria. Estes são aspectos  que poderiam também ser utilizados para descrever o rio Mapocho, um canal que surge nos Andes e que cruza a parte principal de Santiago do Chile. O rio é,  na realidade, nada belo! As suas águas são marrons , poluídas, e as paredes do canal cobertas de pichações. No entanto, o rio Mapocho tem uma história interessante, politicamente simbólica; algo que, talvez, muitas pessoas podem não saber.

Política & História

As Paredes Pixadas do Rio MapochoPor um lado, o rio tem uma conexão “interessante” com a época da ditadura de Pinochet. Alega-se que os capachos de Pinochet matavam seus oponentes e desfaziam-se dos corpos rio à baixo. Um caso de destaque aconteceu logo após Pinochet chegou ao poder. Oficiais encontraram o corpo do jovem de 20 anos de idade, Enrique Andres Maria Rupert Contreras, ao longo das margens do Mapocho. Ele era o filho do secretário pessoal do ex-presidente Salvador Allende. A história conta que os “homens de Pinochet” foram responsáveis pelo assassinato. Após a morte de Pinochet, em 2006, vários manifestantes tiraram proveito do simbolismo do rio Mapocho. Durante um grande protesto, poucos dias após a morte do ditador, esses grupos enviaram uma efígie do falecido coronel rio à baixo.

Entretanto, além destes eventos mórbidos, o rio também tem sido visto como uma espécie de plataforma política desde o início dos anos 1970. Uma grande parte do grafite que se vê em suas paredes internas é propaganda política em apoio ou em oposição à determinados candidatos ou reformas. Às vezes, os manifestantes ou grupos de apoio, na verdade, se reúnem nas margens do rio para expôr as suas mensagens. Você pode até se deparar com um dessed momentos caso você se encontre atravessando a ponte de Baquedano para Bellavista. Estes grupos não se reunem alí por acaso , eles estão alí devido ao significado político de longa data deste rio.

Futuro & Desenvolvimento

Parque Fluvial Renato PobleteOs próprios candidatos políticos usam o rio Mapocho como ferramenta de uma maneira ou de outra. O ex-presidente Sebastian Piñera fez uma séria promessa de campanha quando ele estava tentanto a sua candidatura à presidência: ele queria tornar o rio Mapocho navegável. Projeto que foi considerado como uma das suas iniciativas mais importantes.

A administração de Piñera estava realmente determinada a tornar o Chile um país de padrões de primeiro mundo. Assim que começaram a trabalhar na construção do Parque Fluvial Renato Pobleto. As águas do Mapocho seriam direcionadas à um lago artificial onde os moradores poderiam usufruir  de esporte e atividades aquáticas. O governo de Piñera fez progressos significativos nesta iniciativa, e a administração de Bachelet continuou os esforços. O Parque Padre Fluvial Renato Poblete foi inaugurado no final de 2014. Acrescentando à imagem política do rio Mapocho o forte compromisso do Chile de se tornar uma nação de primeiro mundo que antes de tudo se compromete com a qualidade de vida dos seus habitantes.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.