Domingo , Novembro 19 2017
Início / Compras / Feirinha Santa Lucia – Não deixe de Visitar!

Feirinha Santa Lucia – Não deixe de Visitar!

Feirinha de Santa Lucia santiago

Feirinha Santa Lucia

A feirinha de artesanatos Santa Lucia, Feria Artesanal Santa Lucia, tem uma localização bastante acessível. Por isso mesmo é parada obrigatória para os turistas brasileiros buscando comprar lembrancinhas chilenas autênticas, num lugar autêntico, no Centro de Santiago. Situada bem próxima à Biblioteca Nacional do Chile e também do Cerro Santa Lucia, a maior vantagem da localização da feirinha é que está à apenas poucos passos da estação de metrô Santa Lucia.

A Feirinha & Os seus Frequentadores

Produtos de alpaca na feirinha Santa Lucia

Com mais de 100 quiosques, a feirinha é um destino bastante popular entre os moradores locais; mas, é ainda mais procurada pelos turistas em Santiago vindos dos quatro cantos do mundo à procura de produtos e artigos originais que se tornarão o souvenir ideal dos dias que passaram no Chile. Esta é uma tarefa muito fácil, pois o extenso estoque e seleção de produtos essencialmente chilenos da feirinha oferecem também uma impressionante variedade de objetos influenciados pela arte andina. A Feria Artesanal Santa Lucia tem boa reputação no que diz respeito a segurança, variedade e bons preços. Sendo também um destino mais que apropriado para famílias, aqui há barracas oferecendo instrumentos musicais rústicos e uma variedade de brinquedos educativos de madeira, feitos à mão, que são ao mesmo tempo divertidos e interessantes especialmente para as crianças mais novinhas.

No espaço interior da feirinha , nas barracas pitorescas e coloridas, os visitantes se deparam com uma série de lembrancinhas que realmente não podem ser deixadas para trás, como por exemplo os sapatos feitos à mão, os artigos de cobre, as jóias de prata, copos-cabaças esculpidos paro o consumo  da erva-mate, lápis-lazúli, lã,  bolsas de couro, mochilas, casacos, cachecóis e suéteres de alpaca, assim como produtos reciclados de forma bem criativa. Ah, e como não poderia deixar de ser, encontram-se também o esporádico quiosque vendendo parafernália com o emblema da folha da maconha. Produtos peruanos e mexicanos também formam parte dos temas indígenas latino-americano no mercado, o quê só acresecenta riqueza ao lugar. Com tantas opções e possibilidades de compras, não deixe de ter em mente os produtos quê você pode e não pode transportar através das fronteiras internacionais, considerando que os artigos de madeira e os alimentos são aqueles mais problemáticos.

Dicas

Artigos de cobre e prata na feirinha Santa Lucia - Santiago

Para aproveitar ao máximo tudo o quê o mercado tem a oferecer, perâmbule pelo menos uma hora pelos corredores observando bem o quê está em exibição, e lembre-se de levar dinheiro, pois a maioria dos comerciantes não aceitam cartões de débito/crédito. Aberto todos os dias das 11:00 às 21:00, inclusive nos feriados ( com exceção dos dias 1 de janeiro e 01 de maio), visitar a feirinha antes do almoço é a melhor opção;  pois este é o horário quando encontra-se menos lotada.

Embora turistas internacionais sejam presença frequente na Feria de Artesania Santa Lucia, infelizmente, comunicar-se em inglês ou português não é uma opção por aqui. Boa oportunidade para colocar o espanhol em ação! Mas, caso o seu espanhol esteja um pouquinho enferrujado, não se intimide. Os comerciantes estão mais que acostumados a “falar com as mãos” e apontar para aqui e acolá. Muitas vezes os preços não são exibidos, mas um simples: ”¿Cuánto vale?” (Quanto custa?) coloca a bola para rolar e você pode até receber uma resposta em dólares americanos. Se você é do tipo de turista brasileiro que está acostumado a negociar com os comerciantes; é muito provável que você se saia bem por aqui. Mas fica uma dica: escolha um só quiosque para comprar todos, ou a maioria dos  seus presentes e lembrancinhas;  e aí sim, sinta-se livre para pechinchar!

Não deixe de Explorar os Arredores

A proximidade ao (outro) popular destino turístico Cerro de Santa Lucia, faz da feirinha também uma ótima parada para matar a sede e a fome, antes ou depois de uma caminhada pela colina, nas inúmeras barraquinhas que vendem sucos de frutas frescas e empanadas. Mas, se o quê você prefere é uma boa refeição, na Feria Artesanal Santa Lucia, não há restaurantes ou cafeterias. Assim que, que tal usar esta oportunidade para conhecer ainda outro destino turístico de presença garantida nos guias de Santiago do Chile: O requintado Barrio Lastaria ou o jovial Barrio Belas Artes, ambos localizados à somente 15 minutos à pé da vizinhança Santa Lucia, dois bairros boêmios, onde cada esquina tem uma nova história as ser descoberta com uma sedutora variedade de restaurantes e cafés onde você pode descansar um pouco e planejar seu próximo passo na capital chilena.

Texto traduzido/adaptado do original “Santa Lucia Arts & Craft Market” por Abigail Dantes.