Segunda-feira , Outubro 23 2017
Início / Dicas / Segurança em Santiago

Segurança em Santiago

II. Segurança em Santiago

Redobrar a Atenção!

A galera aqui do SantiagoDoChile.com já fez uma postagem sobre a segurança em Santiago antes. Os assuntos foram bem específicos, e você pode dá uma olhada neles no post: Santiago é uma cidade segura? Que por sinal, nós recomendamos que você tire uns minutinhos para ler. Essa é uma pergunta que nós revisitamos recentemente; infelizmente, por conta de uma série de situações relacionadas à segurança na capital chilena que acontenceram com pessoas bem próximas aqui da galera, e também com vizinhos.

Segurança em Santiago

Como a gente sempre diz aqui, a inteção não é assustar ninguém. O nosso objetivo principal é mesmo informar. E, infelizmente, muitos brasileiros vindos do Brasil sabem bem como é se sentir inseguro. Assim que atenção, esse NÂO é o caso aqui na capital do Chile. Principalmente nos arredores onde você, a sua família e amigos, provavelmente ficarão hospedados.

O quê nós temos notado é quê as coisas mudaram um pouco e que faz-se necessário redobrar a atenção. Nós moramos aqui há mais de 10 anos, e coisas que não se escutava falar há um tempo atrás, agora é um tema quase que comum. Tanto nos noticiários quanto numa conversa entre amigos.

Nós estamos falando de assaltos!

Furtos

i-batedores-de-carteira-em-santiagoA alta indicêndia de furtos aqui em Santiago não é novidade para ninguém. Acontece no metrô, quado você está perâmbulando despercebido no centro da cidade, ou mesmo quando você está de bobeira numa mesa do Starbucks. Quantos turistas já não nos contaram que tiveram a carteira roubada, o telefone etc… ih … infelizmente acontece sim.

O caso é mais sério quando no meio dos pertences há documentos; aí a gente manda a galera direto para o Consulado Brasileiro de Santiago. Por isso mesmo que a gente escreveu aquele post mencionado anteriormente.

Mas ultimamente, amigos e vizinhos nosso foram vítimas de assalto à mão armada! Nós escutamos três casos numa mesma semana, e isso nos chamou a atenção; assim que sentimos a obrigação de escrever novamente abordando o tema da segurança em Santiago.

Assaltos na capital chilena.

Em Providência – Uma amiga da galera aqui, uma senhora de idade teve o celular roubado em pleno dia nos arredores de Pedro de Valdívia. Ela estava tranquilamente falando no telefone e um jovem acompanhado por um amigo puxou o telefone da mão dela e saiu correndo. Nós achamos que isso provavelmente não aconteceria com uma pessoa mais jovem. Realmente eles parecem ter tirado vantagem do fato de quê ela é uma senhora.

Ainda em Providência, mas numa circustância bem diferente. Um amigo nosso resolveu tirar dinheiro num caixa eletrônico nos arredores de Los Leones. Por volta das 22:00 horas, ele estava acompanhado da esposa e disse que havia pouco movimento na rua. Pouco depois de deixar o caixa eletrônico eles foram abordados por um jovem armado que levou tudo deles.

Em Las Condes – Nas proximidades do metrô Manquehue (em geral uma área bem segura). Um senhora com a filha adulta resolveram sair do hotel por volta das 21:00 horas num sábado à noite para comprar sorvete numa loja de conveniências. Resultado, um homem armado (sozinho) as abordou e levou a bolsa das duas.

A gente acha que o “segredo” é não dá bobeira, e principalmente as mulheres, é bom não sair para fazer compras de última hora depois que escurecer, mesmo nas vizinhanças mais nobres. A segurança em Santiago realmente é algo que se tem discutido na mídia local com bem mais frequência. Mas a galera aqui do SantiagoDoChie.com de forma geral ainda se sente bastante segura enquanto perâmbulando pelas vizinhanças mencionadas acima. É só não dá bobeira!

Boa viagem!