Terça-feira , Abril 9 2024

Sushi em Santiago do Chile

I.Sushi em Santiago

Sushi em Santiago

Sushi é uma febre mundial, e em Santiago não é excessão. A cidade está cheia de restaurantes de sushi – quase todos os bairros comerciais e grandes avenidas têm um, ou um monte. No entanto existem algumas diferenças entre o sushi feito no Chile quando comparado com os que comemos no Brasil (que, por sua vez, também é uma variação do sushi original consumido no Japão).

O Sushi Chileno

Sushi Bar Mizu SantiagoMesmo que existam algumas excessões, essas são algumas diferenças gerais pra ter em mente. Wasabi, geralmente, é consideravelmente menos picante que o quê se encontra no Brasil. Cream-cheese está presente em quase todos os sushis, assim como o frango. No Chile o uso de palavras japonesas para os pratos e ingredientes é mais comum, e o “California Roll” aparece no cardápio trocando a manga e o pepino por ovas de peixe (masago) e abacate (palta).

A maioria dos restaurantes tendem a usar menos ingredientes do que brasileiros possam estar acostumados, porém fica mais fácil encontrar opções vegetarianas e pratos com bastante vegetal. Muitos dos consumidores também ficam felizes em usar talheres de metal ao invés do hashi. Sobremesa é simples, normalmente frutas ou sorvete sem mochi, o popular doce japonês feito de arroz.

Preços

Sushi em Santiago é relativamente barato, custando ao redor  de CLP 700 pesos por unidade em um restaurante normal ou em uma franquia do ramo. Alguns criam descontos na hora do almoço, mas o tipo mais comum de oferta envolve várias combinações de sushi listadas pelo total de unidades incluídas. Menu executivo e pratos com acompanhamentos extra não são comuns.

Acompanhamentos incluem gyozas e vários tipos de macarrão, e ocasionalmente aperitivos de tofu e saladas, e ainda é possível encontrar empanadas e ceviche. De fato muitos restaurantes de sushi no Chile são de donos peruanos devido à forte influência japonesa na cultura peruana. Por esse motivo, o cardápio desses restaurantes normalmente combinam os sushis com comida típica peruana ou chilena, e não outras cozinhas asiáticas.

Restaurantes Japoneses

Restaurante Osaka - W Hotel SantiagoExistem vários restaurantes japoneses mais requintados em Santiago, como o Ichiban (em Vitacura) ou o Japon (no Hotel Nippon), que muitas vezes são considerados os restaurantes japoneses mais autênticos de Santiago. Esses são mais caros, porém possuem uma variedade maior de peixes e sashimi, e sushis simples de arroz com peixe, que não são pratos principais na maioria dos restaurantes de sushi. Sake é quase sempre presente nesses locais, diferente dos restaurantes mais baratos.

No Chile também é muito comum preparar sushi em casa, devido ao fácil acesso a peixes e custo reduzido dos ingredientes. Esteiras de bambu para enrolar sushi e ingredientes podem ser encontrados na maioria dos supermercados. O sushi também é considerado comida de rua junto com as empanadas e sanduíches nas saídas de metrô e universidades, e é geralmente vegetariano, mas com poucos condimentos. Sushi é uma experiência divertida para provar em Santiago, e até mesmo fãs assíduos conseguem facilmente preencher essa necessidade durante a viagem.

Texto traduzido/adaptado do original “Sushi in Santiago” por Daniel Passos.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.