Segunda-feira , Outubro 23 2017
Início / Destinos Turísticos / Valparaíso – Cores & Poesia

Valparaíso – Cores & Poesia

Valparaíso

Cores, Poesia & Autênticidade

A cidade portuária de Valparaíso, à apenas 90 minutos da capital Santiago, é o destino ideal para um dia ou todo um final de semana de atividades não muito longe da capital. No passado, Valparaiso (também conhecido como “Valpo” entre os moradores locais) era um porto comercial extremamente movimentado, afluente e bem-sucedido que ligava os oceanos Atlântico e Pacífico. Entretanto, o comércio rapidamente diminuiu com a abertura do Canal do Panamá em 1914. À partir daí, artistas e estudantes gradualmente substituiram as classes de comerciantes ricos, e logo as mansões vitorianas da cidade foram transformadas em galerias de arte, hotéis boutique, centros culturais e restaurantes. O resultado é a Valpo de hoje, uma mistura eclética de escadarias sinuosas, subidas íngremes, teleféricos históricos, mercados ao ar livre e labirintos de ruas coloridas que valem à pena serem visitadas e fotografadas.

Como Chegar em Valparaíso & O quê Fazer

La SebastianaExistem várias opções para se chegar em Valparaiso. Desde Santiago há ônibus saindo à cada 20 minutos da estação de ônibus Alameda e da estação Pajaritos, as passagens custam cerca de CLP 5.000. A viagem de ônibus desde a estação Pajaritos é mais recomendada, uma vez que esta rodoviária é menor e mais fácil de navegar. Mas se você estiver de carro, tome a rodovia Ruta 68, que liga as duas cidades. Existem várias peajens ao longo da Ruta 68, o pagamento só pode ser realizado com dinheiro. Assim que não esqueça de levar uns CLP 20.000 para este fim.

Uma vez em Valparaíso, não faltam opções para o quê fazer por lá. Para se familiarizar com a cidade e sua história, passeie pelas praças, ruas e ladeiras do lugar. Não esqueça de prestar aquela atenção extra aos seus pertences. Valparaíso é uma cidade pequena e relativamente segura, mas não é muito raro escutar sobre situações de furtos.

La Sebastiana, uma das três casas do poeta chileno Pablo Neruda, está localizada no topo do Cerro Bellavista em Valparaíso e oferece uma pequena idéia do profundo amor que o poeta teve ao longo de sua vida por esta cidade, assim também como vistas deslumbrantes do porto.

Gastronomia

Almoço em ValparaísoNa hora do almoço,  restaurantes no Cerro Alegre e Cerro Concepción oferecem diariamente deliciosas especialidades , geralmente menus de três pratos por cerca de CLP 7.000. Algumas outras opções são os restaurantes: Fauna, Pasta e Vino, e Cocina Puerto. Já para uma experiência mais rústica, o segundo andar do movimentado mercado da cidade, O Mercado El Cardonal, conta com grandes e pequenos restaurantes que oferecem pratos que variam de mariscos clássicos como paila marina abarrotada e reineta a la plancha. O Mercado está localizado à duas quadras do terminal de ônibus, no cruzamento das ruas Yungay e Uruguai; pergunte à qualquer um na cidade onde está o Mercado Cardonal e eles lhe mostrarão o caminho. Nos arredores do mercado, também se faz necessário está atento aos seus objetos de valor.

Tours

Tours de Barco em ValparaísoAdicionalmente, durante todo o dia, há pequenos barcos saindo do porto que oferecem um tour pelas águas que emolduram a cidade. Por apenas CLP 3,000, a experiência vale à pena, sem falar dos famosos leões marinhos de Valpo, que você tem a oportunidade de ver, bem de pertinho. Dirija-se para as docas na Plaza Sotomayor e pergunte pelos barcos saindo em tours.

Seja a sua viagem para Valparaiso por um dia ou por uma estadia mais prolongada, não se esqueça de dedicar algum tempo para simplesmente passear pelas ruas e aproveitar as peculiaridades desta colorida cidade portuária. Como Neruda mesmo colocou, “Valpo é uma cidade que nunca termina de pentear seus cabelos, e nunca tem tempo para se vestir.” Os inúmeros gatos e cães de rua, que também trazem fama à esta cidade, às diversas galerias de arte e calçadas cheias de arte original, Valparaíso implora aos seus visitante que eles abram os olhos assim como o espírito de curiosidade, para quem os ares da cidade oferece  muito em retorno.