Domingo , Maio 12 2024

Esquiar em Santiago – Um montão de dicas!

esquiar em santiago valle nevado e mais

Esquiar em Santiago – Muitas dicas para você!

As férias de inverno estão chegando e a vontade de esquiar pela primeira ou vigésima vez é inevitável. Até que, depois de um longo processo, você decide esquiar no Chile com a sua família. Mas, aí é que as intermináveis dúvidas começam a aparecer e perguntas como: onde esquiar no Chile, quanto tudo vai custar e qual a melhor época para viajar no inverno chileno são só o começo. Por isso quê, nós do SantiagoDoChile.com pensando em você, turista brasileiro cheio de interrogações, decidimos escrever um breve artigo para ajudá-lo a decidir o quê é melhor, mais conveniente e, sem dúvida, inesquecível para as suas férias de inverno.

Se você já vem navegando na web e nas redes sociais procurando lugares para esquiar em Santiago, inevitavelmente, você já esbarrou nos nomes: Valle Nevado, La Parva e El Colorado. Há infinitos artigos, postagens e fotos por aí, com muita informação bacana passando uma idéia bem clara destes destinos, as atividades que cada um oferece e as variadas empresas de turismo que levam e trazem os turistas brasileiros apaixonados pela neve, cordilheira acima e abaixo. Mas, como informação de qualidade nunca é demais, sobretudo quando se trata de um tema que para muitos brasileiros pode ser bem alheio, aqui estamos nós, tentando fazer vocês refletirem e pensarem nas coisas que, devido à empolgação da viagem, podem ser  ignoradas pelo seu córtex cerebral.

Hospedar-se na Montanha ou em Santiago?

]

Albergues, apat-hotéis e hotéis na montanhaÉ claro que quando falamos em esquiar em Santiago, na verdade estamos falando da Cordilheira dos Andes, você já sabe disso. Pois, embora os invernos na capital do Chile tenham uma reputação de serem super frios,  pelo menos entre os brasileiros, a realidade é que nem sequer neva no centro da cidade. Muito melhor! Imagina o caos.

Em invernos mais rigorosos, como o de 2011, cai neve suficiente para colorir tudo de branco nas partes mais altas de Santiago. Contudo, as nevadas e nevascas, só acontecem mesmo na montanha, onde os centros de esqui mencionados acima se encontram.

Hospedar-se na montanha tem os seus altos e baixos, e essa é uma escolha que  vai depender muito do tipo de turista que você é. Você é mesmo vidrado na neve? Em vivenciar a montanha com toda a sua imponência, beleza e imprevistos por alguns ou vários dias seguidos? Ou você é aquele viajante que aprecia e curte mais a infraestrutura, vida nortuna movimentada e as infinitas opções das grandes cidades?

Rotina

Optar por hospedar-se em Santiago, principalmente na Comuna Las Condes, durante a temporada de esqui do Chile, pode ser uma boa pedida. Pincipalmente se você é aquele turista que não quer se sentir limitado com a rotina das férias de inverno típicas dos centros de esqui chilenos: o dia inteiro nas pistas e às noites, no interior do hotel, apart-hotel ou chalé. Isso se dá, é claro, à escassez de barzinhos, danceterias e uma variedade maior de restaurantes que normalmente trariam vida e animação às noites destes lugares. Na realidade, um fator  mais característico dos centros de esqui europeus e norte americanos. No entanto, o quê traz brilho e fascinação às noites na Cordilheira do Andes é o seu inigualável céu estrelado. A moldura perfeita para uma noite de silêncio profundo, no frio congelante da montanha branca enquanto degustando um fino vinho tinto chileno.

A Estrada

farellones-caminoDesde Santiago até os centros de esqui Valle Nevado, La Parva e El Colorado, a viagem é prática, e na maioria das vezes, breve e sem complicações. Mas, a disvantagem principal aqui é realmente o trajeto: uma estrada tortuosa, formada por 42 curvas fechadas sem proteção lateral por kilômetros e kilômetros seguidos. É claro que o quê torna esse cenário mais delicado não é o caminho em si; mas sim as intempéries, o gelo que se forma na sua superfície e demais motoristas.

Estes são fatores que realmente devem ser levados em consideração; principalmente se você, ao optar por hospedar-se em Santiago, decidir alugar um automóvel e conduzí-lo sem experiência de dirigir em condições extremas como estas. Obviamente,existem medidas de segurança ao longo da estrada, determinadas pela polícia civil, que inclusive pré-determina horários quando o tráfico só pode seguir em uma direção. Mas, uma boa alternativa para essa situação é contratar uma empresa de turismo que disponibiliza motoristas responsáveis e experientes que levarão você e sua família aos centros de esqui. Uma opção muito comun utilizada por turistas de todas as partes do mundo, que decidem esquiar em Santiago; mas quê, por vários motivos escolhem passar o dia na montanha e retornar ao burburinho da grande metrópole no final da tarde, durante a temporada de inverno.

Quanto Custa Esquiar em Santiago?

Para muitos, o fator determinate.

Esquiar em Santiago - traje de esquiEsquiar em Santiago não é barato e a estadia na montanha é o ítem que, certamente, pesará mais no seu orçamento. As opções de hospedagem que os centros de esqui em Santiago têm a oferecer variam desde albergues ao badalado Hotel Valle Nevado. Entre estes dois extremos estão os apart-hotéis, chalés e hotéis menores.

O valor da diária varia de USD 80 à USD 380 para duas pessoas, de acordo com o tipo de estabelecimento e o mês da temporada de esqui. Muito provavelmente na sua diária estará incluído o café-da-manhã, e, às vezes, até mesmo o jantar, aliviando um pouco mais os seus gastos diários. No entanto, ainda há que se considerar o almoço e lanchinhos durante o dia, uma preocupação relevante sobretudo para os casais que viajam com crianças. Tomar um chocolate quente acompanhado por um sanduíche simples, ou mesmo comer uma porção de batatas fritas com uma latinha de refrigerante na cafeteria de quaisquer dos centros mencionados anteriormente pode custar, por pessoa, até USD 10.

Assim que é uma boa pedida se preparar com uns snacks dentro da mochila e uma garrafinha de água para os dias que você decidir  passar esquiando. O Preço dos Tickets de Esqui nos centros de Santiago é de aproximadamente USD 90 e o aluguel diário dos esquipamentos é em torno de USD 35.

Locomoção Na Montanha

Outro fator bastante importante para  se ter em mente, quando você estiver estudando  as despesas das suas férias de inverno em Santiago, é se o hotel ou apart-hotel onde você vai se hospedar inclui o valor do serviço de táxi para as pistas de esqui na diária. Estes serviços podem sair extremamente caros, pricipalmente para aqueles turistas que ficam em Farellones. A contratação de uma corrida, de ida e volta para 4 pessoas, desde Farellones até Valle Nevado numa mini-van pode custar até USD 100.

A vantagem de contratar essas corridas é que você mesmo determina os horários que quer chegar e ir embora das pistas. Pois, quando você está à mercê do trasporte oferecido pelo hotel, são eles que determinam os horários de ida e vinda. Mas, não se preocupe, há também notícias boas no meio de tanta caristia, alguns desses estabelecimentos têm uma espécie de convênio com a montanha e vendem cupons, no próprio hotel, que oferecem até 25% de desconto nos tickets de esqui exclusivamente para os seus hópedes. Assim que esta é um pergunta que realmente vale à pena ser feita quando você estiver no processo de realização da sua reserva e se comunicando com os estabelecimentos sobre os valores e benefícios da sua estadia.

Qual é a melhor época para esquiar em Santiago?

[/su_frame]

Pistas de Esqui em La ParvaO mês mais movimentado nas pistas de esqui dos centros: Valle Nevado, El colorado e La Parva é julho, uma vez que este é o mês em que os colégios chilenos tomam duas semanas de férias. O quê torna os centros de esqui do Chile destinos bastante familiares. No mês de julho, boas condições para esquiar são mais que garantidas. Contudo, é certo dizer que tão logo comece a cair neve e as pistas estejam prontas, os centros abrem às suas portas. Um evento que geralmente acontece em meados de junho, com muita publicidade e celebração por parte daqueles esquiadores mais ávidos que mal podem esperar para colocar os pés nos esquis ou snowboard para aventurar-se na montanha. Estes esquiadores, vale salientar, vêm de todas as partes do globo. Mas, nos centros de esqui de Santiago, principalmente Valle Nevado, os frequentadores mais comuns são brasileiros e chilenos. Caso você queira evitar toda esta agitação e entusiamo, agosto é um mês bem tranquilo de maneira geral. Na segunda quinzena deste mês os preços até começam a baixar e promoções de 2 x 1 de tickets de esqui são quase que semanais.

Dicas Gerais 

As noites de Santiago prometem!É sempre bom refletir e estudar bem todos os aspectos da suas férias de inveno em Santiago para aproveitar a sua viagem à capital do Chile ao máximo com a sua família. Caso você decida se hospedar na montanha mesmo, não deixe de se preparar bem para os poucos ou muitos dias que você estará numa altitude de no mínimo 3.000 metros. Leve medicamentos básicos, lanchinhos e atividades de entretenimento para a parte da noite, ou para aqueles dias que você preferir não esquiar.

Não esqueça de comprar óculos escuros de qualidade para as crianças para protegê-las do intenso brilho que a neve reflete nos dias ensolarados. Cheque com o seu hotel todos os serviços que estão incluídos no valor da sua diária, isso pode fazer toda a diferença. E acaso hospedar-se na montanha custe mais do quê você esperava, na comuna Las Condes,  especificamente nas vizinhanças: Manquehue, Escuela Militar e Alcantara, você estará há somente 1 hora de Farellones, e encontrará hotéis como o Ibis, Atton e uma enorme variedade de apart-hotéis com preços bem mais convidativos do quê aqueles cobrados nos estabelecimentos localizados na montanha que tiram vantagem da temporada de inveno para cobrar valores exorbitantes. Assim que, depois de tudo isso, você decidiu que tipo de turista você é?

Entre em contato com a Descobrindo Chile e veja todos os passeios clicando aqui. Se preferir chama no Whatsapp ( 11 9 99516661) da Descobrindo Chile! É com eles que os brasileiros estão curtindo esta temporada. Com a descobrindo Chile a curtição é mais que garantida!

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.