Santiago do Chile no seu smartphone
Hoje em dia, quando partimos de viagem, geralmente ainda estamos conectados. Usando nossos smartphones e notebooks, podemos postar fotos da viagem no Facebook e usar o Google Maps para localizar o café mais próximo. Obviamente existem desvantagens nessa contínua conectividade – alguns podem argumentar que isso distrai da real experiência de viajar. Mas a verdade é que podemos aproveitar o poder da tecnologia para melhorar nossas atividades turísticas. Especialmente numa vasta metrópole como Santiago, pode ser muito útil ter alguns aplicativos e sites no nosso arsenal para ajudar na hora de conhecer a cidade.
Nos últimos anos, desenvolvedores lançaram uma grande quantidade de aplicativos para tornar o dia a dia na cidade mais conveniente. Desde pedir comida à chamar um táxi, muitos serviços agora estão nas pontas dos dedos.
Aplicativos que ajudam matar a fome!
Se você estiver apenas por alguns dias em Santiago, você vai reparar que é muito comum que os restaurantes entreguem comida em casa. Desde restaurantes chineses ao KFC, muitos estabelecimentos oferecem levar a comida até você. Isso é ótimo, mas pode ser um pouco difícil fazer o pedido por telefone se o seu espanhol não for dos melhores.
É aí que aplicativos como PedidosYa e QueHambre entram na jogada. Você informa o seu endereço e o tipo de comida que quer e ambos aplicativos te mostram uma lista de restaurantes nas redondezas que oferecem delivery. Selecione qualquer restaurante e você vai ver o menu, onde é possível selecionar os ítens que você deseja. Então é só colocar algumas informações (como endereço e forma de pagamento) e sua comida já estará a caminho – não é necessário nem falar no telefone. Se você não tem um smartphone, esses dois serviços também possuem sites que contém a mesma função.
Talvez você prefira sair para comer, e não pedir comida por delivery. Nesse caso você pode usar o aplicativo ou site Restorando para buscar restaurantes (categorizados por bairro e tipo de cozinha) e reservar uma mesa. Mas, se você precisa pedir um táxi para chegar no local escolhido, a sorte está do seu lado.
Aplicativos para tomar táxi em Santiago
Existem muitos aplicativos fáceis de usar que podem te ajudar a pedir um táxi. EasyTaxi funciona dentro do sistema de táxis de Santiago – a partir da sua localização atual, ele permite que você chame um táxi para ir te buscar. O aplicativo fornece a foto do motorista e informações sobre o veículo. O aplicativo é grátis, e você paga diretamente para o taxista. Se você preferir pagar com o cartão de crédito, use o Uber, um serviço internacional de táxis que chegou recentemente a Santiago.
O Uber oferece uma frota própria de taxistas usando carros da empresa – a maioria são veículos luxuosos. Baixe o aplicativo e coloque as informações do cartão de crédito e você está pronto. Escolha o local onde você quer que o táxi te busque e onde te deixar e um motorista estará a caminho. Quando a corrida termina, o valor é automaticamente cobrado no seu cartão de crédito. Os preços são comparados aos táxis da cidade. A melhor coisa sobre o Uber é que se algum amigo seu se inscrever usando seu código de referência, você recebe créditos para as próximas corridas.
Aplicativos para o Transporte Público de Santiago
Além de comida e táxis, existem muitos outros aplicativos que vão te ajudar a conhecer melhor Santiago. Para transporte público, experimente o Paraderos, que te ajuda a localizar o ponto de ônibus mais próximo (esse aplicativo também possui um site).
Você também pode usar o Cúanto Falta para saber quanto tempo falta para chegar o próximo ônibus. Um aplicativo chamado iTransantiago te ajudará a calcular o tempo total da viagem em metrô ou ônibus, e o sistema de cartões bip! possui um aplicativo que te permite checar o crédito no seu cartão. Com toda essa ajuda para o seu transporte, você poderá ver muito mais coisas na cidade. Para encontrar coisas divertidas (e grátis) para fazer, experimento o Panoramas Gratis (aplicativo e site), que oferece listas diárias de atividades por Santiago.
Todos os aplicativos mencionados aqui estão disponíveis para IOS e Android de graça (com exceção do aplicativo bip!, que custa 500 pesos). E lembre-se: esses aplicativos podem te ajudar a conhecer mais facilmente a cidade, mas não substituem a sua própria pesquisa e exploração. Depois de planejar, deixe o smartphone de lado e aproveite para olhar a cidade – afinal é por isso que você está aqui.
Texto traduzido/adaptado do original “Apps for Santiago Chile” por Daniel Passos.