Dentre todos os aspectos que tornam Santiago do Chile uma cidade especial, o cenário deslumbrante das montanhas cobertas de neve, emoldurando a cidade, definitivamente ocupa o topo da lista. De diversos pontos da capital , você pode ver, nem que seja uma pontinha, da magnífica Cordilheira dos Andes. E claro, há certos lugares que oferecem esta paisagem ainda mais nítida. Um desses lugares é o conhecido Cerro Santa Lucia, um parque construído sobre uma colina localizada no centro da cidade. Em 69 metros de altura, este morro oferece uma das vistas mais belas de Santiago, e é um ótimo lugar para passar uma manhã ou tarde.
História
Quando se trata de história, o Cerro Santa Lucia ostenta um curriculum mais que impressionante. Em primeiro lugar, o cerro é o quê restou de um vulcão de 15 milhões de anos de idade. Em segundo lugar, os conquistadores usaram-no como um mirante durante o processo de conquista do Chile. Também, foi aqui, no topo do Cerro Santa Lucia que Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 1541. Como se não bastasse, em 1872, o governador Benjamin Vickuna Mackenna decidiu transformar a colina em um parque para comemorar seu significado na história da cidade. É história que não acaba mais! Desde então, o cerro passou por muitas reformas e hoje compreende 65.300 metros quadrados, decorados por portões de bronze, escadas de metal, várias fontes e estátuas.
O Cerro Santa Lucia & Seus Arredores
Foras algumas poucas áreas que mais se assemelham à uma terraça, o parque é essencialmente vertical. Ao seguir qualquer uma das várias escadarias você vai se aventurar na sinuosa colina parque adentro. Em cada nível, há um cantinho convidativo para fazer uma pausa, relaxar e apreciar a vista. No entanto, para obter a melhor vista da cidade, você terá que respirar fundo e continuar todo o caminho até o topo. Assegure-se de calçar o seu par de sapatos mais confortáveis. A distância não é longa, mas você vai se deparar com zilhões de degrais. A escadaria final é um pouco cruel; é íngreme, estreita, e não é apropriada para crianças pequenas ou indivíduos com mobilidade limitada. O Cerro Santa Lucia conta com um elevador; mas que, infelizmente, não chega até o ponto mais alto da colina.
Se você puder, tente visitar o Cerro num dia de céu claro e limpo. Infelizmente, Santiago sofre de um grave problema: a crônica poluição atmosférica, que, em dias mais críticos, embaça a vista das montanhas por completo. Uma visita ao cerro pode ser um ótimo começo para um dia de caminhada por esses arredores de Santiago. O cerro encontra-se entre os Barrios Lastarria e Bellas Artes, duas das mais charmosas áreas artísticas da capital. E se na sua lista de coisas para fazer em santiago, está “comprar lembracinhas”, você está com sorte. Pois o cerro está localizado em frente à Feirinha Santa Lucia, onde você encontrará uma grande variedade de artigos chilenos por preços razoáveis.
Como Chegar no Chegar Cerro Santa Lucia
O Cerro Santa Lucia está localizado ao longo da Av. Libertador Bernado O’Higgins, do lado da estação de metrô de mesmo nome. Se você tomar a saída leste da estação; logo, logo você verá os portões ornamentados que levam às várias escadarias de pedra. Um passo além dos portões e você estará dentro do parque. Há uma pequena possibilidade de que um guarda de segurança irá lhe pedir para assinar o seu nome e colocar o número do seu passaporte, mas isto tem acontecido com menos frequência nos últimos anos. A entrada ao Cerro Santa Lucia é gratuita e os portões do parque abrem das 9:00 horas às 19:00 horas todos os dias do ano.