
Um para cada dia da semana
Nós do SantiagoDoChile.com sabemos que você, brasileiro que é, adora viajar. Mas, principalmente nos dias de hoje, o orçamento da sua viagem é o quê decide o quê você vai fazer e/ou deixar de fazer durante as suas férias na capital chilena. Pensando nisso a gente colocou aqui uma lista de 7 destinos e atividades gratuitas na capital chilena. Um para cada dia da semana.
Destinos e Atividades Gratuitas em Santiago
Museu de Bellas Artes
Desde Março de 2015, como parte de uma iniciativa para promover a arte e cultura no país, a direção de arquivos, museus e bibliotecas do Chile decidiu tornar totalmente gratuita a entrada de 26 instituições país à fora e o Museo de Bellas Artes foi uma delas.
Conhecer o Museu de Bellas Artes significa também conhecer os imperdíveis destinos turísticos que estão alí nas proximidades: o Bairro Lastarria, O Cerro Santa Lucia e o renomado Parque Forestal. Todas atividades gratuitas em Santiago que podem ser facilmente acessadas através do transporte público, via a estação de metrô de Bellas Artes ou a estação Universidad Católica. O Museu abre das terças aos domingos das 10:00 horas às 18:30 e se situa bem em frente ao Parque Forestal. Se você ainda está em dúvida se essa é uma visita que vale mesmo à pena ou não, não deixa de ler o nosso artigo sobre as obras primas e artistas que você vai encontrar no Museu de Bellas Artes, vai te ajudar a decidir se é mesmo a sua praia ou não!
Parque Bicentenário
Não é à toa que 8 de 10 empresas turísticas que oferecem city tour em Santiago têm o Parque Bicentenário como o ponto final do passeio. Decorado por lagoas artificiais nas suas extremidades, visitar este belíssimo parque urbano da capital Chilena é também visitar Vitacura, uma das vizinhaças mais afluentes de Santiago.
Vitacura é a casa das famílias de calsse-média alta da sociedade santiaguina quem você verá praticando esportes com as suas famílias e/ou animais nos dias de semana. Já nos finais de semana, o Parque Bicentenário é destino para todos os chilenos que não dispensam entrar em contato com a natureza. Por isso, se você não é grande fã de multidões é melhor frequentá-lo num dia de semana. Em dúvida? Bom, no nosso artigo sobre o Parque Bicentenário a gente descreve para você cada esquina deste lindo destino.
Dá uma olhada e decide! No nosso artigo você também vai aprender como chegar lá. Caso você, assim como nós do SantiagoDoChile.com, ama belos parques urbanos, nós também recomendamos o Parque Araucano, só mais uma das muitas atividades gratuitas em Santiago que você pode desfrutar com a sua família e amigos.
Jardín Japonés
Pronúncia : Rardín Rapônés , a gente te diz caso o seu espanhol esteja enferrujado e você precise perguntar as direções à alguém na rua. Mas, a gente vai tentar o máximo explicar o melhor possível para que você encontre esse charmoso cantinho de Santiago sem nenhum problema. Mas, essa é uma atividade para quem gosta de caminhar! Já vamos avisando.
Na Av. Pedro de Valdivia Norte tome a entrada para o Parque Metropolitano ( o jardim é uma das inúmeras atrações deste gigantesco parque urbano ), há 1 Kilômetro dalí você encontrará o Jardim Japonês, que foi construído em 1978 e posterioemente reinaugurado em 1997. O lago central com o seu moinho de água é simplesmente lindo. Há também uma pérgola de madeira e diferentes decorações da arte japonesa espalhadas pelo pequeno lugar, como por exemplo lanternas de pedra, etc… Ah!! O acesso somente é gratuito para pedestres.
Troca de Guarda La Moneda
A belíssima cerimônia de troca de guarda em La Moneda, aqui no Chile chamada: Cambio de La Guardia, acontece um dia e outro não e tem um calendário pré-determinado. A apresentação dura aproximadamente 30 minutos e é bastante apreciada pelos brasileiros que visitando os arredores de Santiago Centro não deixam de assisitir o evento ( quando o dia coincide ).
A troca de guarda em si acontece na Plaza de La constituición, sucedendo a marcha do Orfeón Nacional de los Carabineros ( a polícia civil do Chile ). A maneira mais fácil de chegar na praça é tomar o metrô e parar na estação La Moneda, na linha vermelha ou linha 1. A Troca de Guarda La Moneda é uma tradição que o Chile mantém por mais de 100 anos, e este é somente uma das razões que você deve ter em mente no momento de decidir se essa é mesmo a sua pedida ou não. Esta é uma das incríveis atividades gratuitas em Santiago que oferece a oportunidade dos turistas conhecerem parte dos costumes e valores do país Andino. Sem falar que acontece numa área da capital chilena pontuada por prédios históricos. E aí? Você vai ou não?
Pueblito Los Dominicos
O Pueblito Los Dominicos ou Centro Artesanal Los Dominicos é uma feirinha localizada na área “pré-cordilheira” de Las Condes, no setor histórico-colonial de Los Dominicos. Mas não se afobe, a gente não esqueceu qua a idéia aqui é indicar destinos e atividades gratuitas em Santiago. Não é por quê é uma feirinha que você tem que sair comprando o quê vê pela frente, não acha? A idéia aqui é levá-lo para conhecer o maior centro artesenal da capital Chilena e um dos mais importantes da américa do Sul, de acordo com a mídia local.
No Pueblito você verá importantes manifestações artísticas locais apresentadas nas mais variadas formas e materiais: couro, pedras semi-preciosas, madeira, alpaca, cobre etc.. A feirinha também conta com uma exposição permanente ( gratuita ) de mais de 500 espécies de insetos e é adjacente a Parróquia Nacional San Vicente Ferrer, um monumento nacional, cuja construção foi iniciada em 1809. Para saber mais sobre esse fascinante destino na comuna Las Condes não deixa de ler o nosso post totalmente dedicado ao Pueblito Los Dominicos, lá a gente conta como chegar e os horários de funcionamento. A visita vale muito à pena!
Free City Tour
Que tal uma “aula” de história local durante as suas férias? Um tour pelo centro de Santiago com um guia altamente qualificado que vai contar para o grupo todos os fatos e eventos relevantes da história do Chile.
O tour dura 4 horas e assim como a visita ao Jardín Japonés, é uma atividade para o turista que não se intimida com uma boa caminhada, nesse caso sendo em pleno centro da cidade! No free tour Santiago você conhecerá importantes construções, tais como a catedral metropolitana, a corte suprema, a bolsa de comércio, a casa museu de Pablo Neruda e muito, muito mais. Há tours em português todos os dias da semana, começando às 10:00 horas e às 15:00 horas.
O ponto de encontro é em frente a catedral na plaza de armas, o metrô mais próximo? Você já deve saber: Estación Plaza de Armas na linha vermelha. Não é necessário fazer reserva prévia. É só chegar por lá pontualmente no horário e procurar os guias que estarão vestindo camisas vermelhas dizendo: FREE TOUR.
Centro Cultural Estación Mapocho
A antiga estação de trem de Santiago do Chile, hoje é um prédio que conta com mais de 33 espaços que servem de palco para a difusão das artes em suas mais variadas formas.
Sempre contando com uma exibição gratuita, o Centro Cultural Estación Mapocho recebe mais de 800 mil pessoas por ano que se interessam por temas como arte contemporânea, arquitetura, teatro, música, dança, feiras etc… Encontra-se há poucos metros da estação de metrô Cal y Canto, na linha 2, linha amarela.
Uma atividade perfeita para fazerm em Santiago numa tarde ou manhã e tirar muitas fotografias. Essa é uma área que não está no roteiro da maioria dos brasileiros, assim que para os turistas que por vezes gostam de fugir do óbvio esse é um excelente destino para ver de perto as várias faces do povo chileno.