GAM
O Centro Cultural Gabriela Mistral, popularmente conhecido como GAM, é um espaçoso e moderno edifício destinado a acolher e promover a arte em suas mais diversas formas. Localizado no coração de Santiago, o GAM foi inaugurado em 2010 com um objetivo principal: servir como ponto de encontro, de acesso e interação do público com a arte.
Batizado em homenagem à poeta chilena ganhadora de um prêmio nobel, Gabriela Mistral, o GAM empenha-se em integrar e promover cultura. Adotando um programa de rotação de diferentes exibições o GAM entrega a oportunidade de vivenciar a arte contemporânea chilena, sobretudo na forma de música e teatro. Adicionalmente o GAM conta com uma das melhores livrarias de Santiago, cafeterias, uma loja de vinhos, e vários espaços acolhedores ao ar livre que são muitas vezes acolhem jovens praticando coreografias ou ensaiando performances teatrais.
O GAM é um lugar bastante agradável para tomar um café durante à tarde depois de visitar as exposições de arte em exibição; ou, se você preferir, para uma noite cultural regada à música ou teatro. Perto dali, o Barrio Lastarria cheio de cafés e restaurantes chiques, tornam o GAM uma destino ainda mais agradável a qualquer hora do dia.
História & Ideal do GAM
O edifício que hoje é o GAM foi originalmente construído em 1972 para sediar uma conferência das Nações Unidas; este mesmo prédio foi também utilizado escassamente durante os anos de administração do Coronel Augusto Pinochet, e caiu completamente em desuso depois que foi extremamente danificado por um incêndio em 2006.
O edifício em si é uma obra de arte, elaborado por vários dos principais arquitetos chilenos e especialistas audiovisuais com um objetivo em mente, conectar os espaços interiores e exteriores; promovendo assim integração entre o mundo da arte e o público geral. Pois, quando o grupo de intelectuais chilenos concebeu a idéia do quê hoje o GAM representa, foi com total dedicação à “cultura e a formação de públicos” através de um programa de artes enraizado no conceito de “transformação social por meio de experiências, de descobertas, inspiração e alegria“, como expresso no próprio website do centro cultural.
A Arte em Suas Várias Formas
O GAM reguralmente têm em exibição uma grande variedade de performances musicais, teatrais e de dança, muitas das quais são elaboradas nos próprios espaços do GAM.
Entre algumas das performances que passaram por aqui e ganharam grande respeito da crítica local, estão a peça: Amores de Cantina (2011), que ganhou o prêmio nacional de teatro; o musical Victor sin Victor Jara (2013), em que mais de 40 artistas chilenos subiram ao palco em homenagem aos diversos artistas executados durante a ditadura militar do Chile; e a popular coreografia de dança flamenca Cambiar de piel (2013).
O programa de artes visuais do centro geralmente exibe um evento em paralelo à programação de exposições rotativas do andar subterrâneo, na Sala de Arte Popular. Sempre reunindo fotografias, artes elaboradas com fibra de vidro, esculturas e pinturas oriundas dos vários povos da América Latina, muitas vezes em colaboração com o Museu de Arte Popular Americana (MAPA), órgão pertencente à Universidade do Chile.
Como Chegar
O GAM está localizado na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, 227. A principal avenida de Santiago Centro, à passos da estação de metrô Universidad Catolica e o conhecido Barrio Lastarria.
Os preços das apresentações em cartaz no GAM variam de CLP 3,000 à CLP 15,000. A entrada para as exposições de artes visuais é quase sempreliberada. Informe-se sobre os eventos e obtenha demais informações sobre ingressos no site do GAM, que não conta com o conteúdo em português.
Texto traduzido/adaptado do original “GAM” por Abigail Dantes.