Las Condes & Providencia
Se você tem alguns dias para explorar Las condes e Providencia, talvez seja por quê você está hospedado em um dos incontavéis hotéis dessas comunas (bairros). As ruazinhas de Providencia estão repletas de hotéis-boutique, enquanto os hotéis mais luxuosos, em sua maior parte, encontram-se à 4 ou 5 kilômetros mais acima, em direção às montanhas, na vizinhança Las Condes, esses hotéis são opções imperdíveis para aqueles que buscam uma estadia “de rei”.
Transporte Público
A linha 1 do metrô (a linha vermelha) conta com quatro estações em Providencia e leva, sem nenhuma complicação, os passageiros em direção à Las Condes, que sendo um bairro bem maior e descentralizado requer também o uso mais frequente de táxis e\ou ônibus (os ônibus aqui no Chile são conhecidos como: micros). Você precisará comprar um cartão “Bip” para os trajetos no transporte público de Santiago, “la tarjeta Blip” está à venda em todas as estações de metrô.
Compras
Turistas em buca de um dia de compras: O Parque Arauco, Alto Las Condes e Costanera Center são shopping-centers de luxo onde inúmeras marcas famosas se fazem presentes (ultimamente a novidade por aqui são as lojas Victoria Secrets e a loja Forever 21). Já para aqueles turistas que não se preocupam muito em exibir apenas marcas de renome: Apumanque, um pequeno shopping-center localizado na saída da estação de metrô Manqueue, é uma excelente alternativa para encontrar roupas, acessórios e calçados por preços bem mais baixos.
Os dias de clima temperado, perfeitos para atividades outdoors, o Cerro San Cristobal é um destino extremamente popular para os turistas na cidade . Apesar de a entrada mais conhecida ser através do bairro Bellavista, há outra entrada através de Providencia, no final da rua Pedro de Valdívia. De lá, é apenas uma caminhada curta até o jardim japonês ou outras trilhas que levarão você à destinos que oferecem as mais belas paisagens da metrópole.
Acaso você se encontre num estado de espírito mais aventureiro, tome um táxi ou ônibus até o parque Padre Hurtado em Las Condes. Por somente CLP 500, a taxa de entrada, você poderá aventurar-se nas infinitas trilhas, sendeiros, fontes, parquinhos e muito mais, tudo sob a presença imponete da Cordilheira dos Andes no horizonte. É possível, inclusive, que haja algum evento, como o festival de cerveja ou um musical, por exemplo. Não esqueça de antes passar pelo supermercado e fazer compras para um agradável pique-nique.
Gastrônomia
Um jantar um pouco mais tarde é a melhor maneira de começar uma noite de agito, sushi e comida peruana são extremamente populares em Santiago. Nas cercanias das estações de metrô Tobalada, Los Leones e Manuel Montt encontram-se diversos bares, música ao vivo e muitas outras opções de entretenimento disponíveis até a madrugada.
Providencia é conhecida por sua grande quantidade de estrangeiros, assim que não se surpreenda se mesmo no Chile a situação lhe obrigar a praticar o seu inglês. Las Condes, por sua vez, é mais conhecida por abrigar a população de classe-média-alta da capital, os bancos, e por seus destinos turísticos mais requintados e caros.
Essas vizinhaças são bastante seguras, contudo sempre há o risco de perquenos furtos, sobretudo dentro do metrô e nas paradas de ônibus, mas nada que um pouco mais de atenção e cuidado não possam evitar esses pequenos transtornos.
Texto traduzido/adaptado do original “How to Spend 5 days in Providencia & Las Condes” por Abigail Dantes.