O Mercado Central
Em Santiago existe uma grande variedade de mercados, todos com algo em comum: eles mudarão o seu conceito de fazer compras populares. La Vega oferece uma grande variedade de produtos frescos e novidades; La Persa Bio Bio é o lugar onde você pode passar toda a tarde de sábado buscando antiguidades e objetos para casa.
Muita Comida Típica do Chile
Outro mercado bastante conhecido em Santiago é o Mercado Central, onde também pode-se encontrar produtos frescos e lembrancinhas do Chile; contudo, este lugar é famoso por um produto em especial: o peixe.Todos os dias da semana, este mercado fundando em 1872, recebe uma inacreditável seleção de peixes e frutos do mar oriundos de toda a Améria do Sul.
Localizado em San Pablo, e apenas à alguns minutos caminhado da estação Cal y Canto, na linha amarela do metrô, este lugar é um destino indispensável para os apaixonados por frutos do mar e para aqueles interessados em mergulhar na cultura local. Consequentemente , o Mercado Central pode ser definido como um destino turístico, mas isso não compromete em nada a sua originalidade. Aqui, tanto chilenos como extrangeiros podem ser encontrados pesquisando preços e comprando tanto produtos frescos como artesanatos nas bancas e quiosques.
Para o almoço, as marisquerias espalhadas por todo o lado vendem pratos de peixe suculentos, deliciosos ceviches e borbulhantes paellas. Empanadas de frutos do mar são bem famosas por aqui, assim que não deixe de provar as com recheio de camarão e queijo.No entanto, se frutos do mar não é o seu forte, não se preocupe, há bastante opções de carne nos cardápios. Já os vegetarianos, poderão deleitar-se com a saladas frescas de verdura ( mas, La Vega é uma melhor opção para isto).
Compras & Restaurantes Populares
Quanto aos turistas que querem levar algo de volta para casa, encontrar a bijuteria perfeita de cobre e/ou lapis lazuli não é tarefa difícil nestes corredores. Este é o destino certo tanto para ir às compras, quanto para servir-se de uma boa refeição, devido aos mais variados tipos de restaurantes.
E aqui, vale observar, muitos destes lugares determinam o valor de seus produtos e serviços baseado no fluxo de turistas que recebem todos os dias; assim que é muito provável que você pagará extra por algo que mais na frente vale a metade do preço. O divertido é que muitas das garçonetes desses restaurantes, tentarão convencer você de parar e comer ali; o quê pode ser irritante quando tudo o quê você quer naquele momento é seguir fazendo as suas compras. O mercado está em funcionamento das 9:00 da manhã às 17:00 de segunda à sexta, e sábado e domingo das 7:00 às 15.00 horas. Para um almoço fresco e quentinho o melhor horário é de 12:30 às 14:00, mas tenha em mente que é sempre bastante cheio e movimento nesta hora.
Atenção!
É importante que você se mantenha atento enquanto estiver perâmbulando pelo mercado; alguns visitantes reclamam do cheiro forte de peixe, mas se você gosta de peixe ou não se intimida facilmente, isso não será um grande problema. Tenha cuidado onde você pisa, em torno do meio-dia o chão fica bastante escorregadio e, claro, matenha-se sempre alerta em relação aos seus pertences.
Os comerciantes, em geral, são bem simpáticos, mas é claro sempre tem aquele que não tem paciência para os turistas, mesmo assim tente desfrutar do ambiente movimentado dos vendedores e compradores, neste microcosmo da cidade. De fato, o mercado é muito similar a própria Santiago, aparentetemente estressante e talvez um pouco fria no princípio; mas, quando você passa a conhecê-la, você encontrará um calor e charme únicos que são bastante peculiares.
Texto traduzido/adaptado do original “Mercado Central” por Abigail Dantes.