O Bairro Patronato tem de Tudo
Qualquer cidade com as dimensões de Santiago, obviamente, será extremamente diversificada. Não importa onde você esteja na cidade, encontrará pessoas, produtos, cultura e gastronomia de todos os lugares e origens. Mas há um ponto em particular em Santiago, onde esta diversidade é particularmente evidente: O Barrio Patronato. Esta zona comercial e gastronomica, emoldurada pelas ruas Bellavista, Buenos Aires, Rio de Janeiro, e Recoleta, oferece uma ampla gama de opções de artigos, inclusive para aqueles prestando um cuidado extra no orçamento. Como também uma oportunidade única de explorar o dia-a-dia da autêntica cultura local. Turistas e chilenos passam horas passeando e vasculhando as bancas, lojas e restaurantes; os principais elementos que fazem esta zona histórica um destino obrigatório caso a sua viagem para Santiago seja prolongada.
Roupas, Bolsas, Relógios & Calçados
Talvez um dos aspectos mais impressionante do Barrio Patronato é o fato de quê é mais atraente para a mulherada: a oferta de roupa aqui é infinita!
Tome a linha amarela do metrô até à estação Patronato; ao sair da estação, caminhe em direção à qualquer uma das ruas nesta área e você, inevitavelmente se encontrará no coração do comércio pontuado por infinitas barracas, lojinhas e quiosques vendendo os últimos itens de moda, sendo a maioria deles para mulheres (embora roupas para homens e crianças também estejam disponíveis). 99% dos produtos encontrados em Patronato são importados, principalmente da China. Quantos aos vendedores, na sua maioria são Chilenos; mas há muitos estrangeiros no negócio também! Uma característica que traz ainda mais excêntricidade à este mercado de Santiago.
Alguns desses vendedores são bastante insistentes; consequentemente, eles estão acostumados com as pessoas que passam por eles sem prestar muita ateção no quê eles estão dizendo.
Algumas lojas são mais limpas e mais organizadas do que outras e a área, em geral, não é conhecida por ser extremamente limpa e organizada. Por outro lado, os preços nas lojas em Patronato variam desde baratíssimo à apropriadamente moderados, assim como o estilo e a qualidade do produto. Há muitos artigos por aqui de gosto bastante duvidoso, mas há também algumas peças realmente charmosas, na moda, e de bom-gosto.
E Atenção! Na maioria das bancas e lojas, não existem camarins ou mesmo um espaço privado para você provar as peças que deseja comprar, no dia da sua visita a Patronato tente vestir algo que você possa colocar outra roupa por cima sem problema, ou simplesmente arrisque e compre roupas que pereçam que lhe cairão bem.
A maioria das lojas só aceita dinheiro em espécie, então para evitar aborrecimentos não esqueça de trazer notas pequenas com você. As lojas começam a abrir cerca das 10:00 horas, e fecham por volta das 18:00 horas e 19:00 horas. A maioria delas abre durante todo o ano, mas no verão a variedade de quisques é consideravelmente maior.
Dica!
Tente ir, se você puder, num dia de semana. Os sábados e domingos são dias de muito movimento. Tenha em mente que no geral ir às compras no bairro Patronato definitivamente não é para aqueles em busca de uma experiência de luxo; mas pelos preços baixos que se encontra aqui, vale à pena arriscar, com certeza você encontrará muitas coisas que você não vai conseguir resistir: bolsas, relógios, demais acessórios e muita, muita roupa.
Onde comer por esses lados?
Com tanto o quê ver, fazer, comprar e xeretar; logo, logo a fome vai bater. O quê não é um problema por esses arredores. Em Patronato há uma abundância de lugares com ofertas deliciosas e baratas para se ter um almoço rápido. Esta área é o lar de vários restaurantes árabes; quê, vale salientar, não são particularmente comuns em Santiago. Aqui você vai encontrar kebabs de cordeiro com um refrigerante por menos de CLP 3.500.
Há também restaurantes chineses e chilenos, vendedores ambulantes que vendem frutas, sopapillas, e mote con huesillos. Mas se você está mesmo determinado a embarcar na cultura local, uma excelente opção seria almoçar em uma das barracas do Mercado La Vega Central, localizado na rua Andres Lopez de Bello. Tanto em La Vega como em Patronato, não se esqueça de prestar atenção dobrada às suas bolsas e demais pertences. Adicionalmente, tente ser discreto ao usar sua máquina de foto, celular etc… existem muitos “espertinhos” por esses lados só esperando a oportunidade.
Depois de almoçar, perâmbule pelo Marcado La Vega e maravilhe-se com o grande volume de frutas, verduras, especiarias, carne e todo o movimento que acontece nos 60.000 metros quadrados desta feira. Este é um ótimo lugar para comprar algumas frutas típicas chilenas como a tuna.
Não deixe de provar! Fora do mercado, há também um montão de opções de lugares que vendem alimentos: na verdade, existem alguns supermercados chineses maravilhosos com interessantes ítens oriundos da terra distante. Patronato é um ótimo lugar para entrar em contato com a cultural local, fazer umas comprinhas e econtrar muitas barganhas. Se a sua viagem para Santiago é de longo prazo, não deixe de agendar uma tarde para visitar esta área da cidade. Pois, embora não seja um destino muito popular entre os turistas brasileiros explorando a capital chilena, há muitos outros turistas que se atrevem à aventurar-se por esses lados da cidade!
Entre em contato com a Descobrindo Chile e veja todos os passeios clicando aqui. Se preferir chama no Whatsapp ( 11 9 99516661) da Descobrindo Chile! É com eles que os brasileiros estão curtindo esta temporada de inverno. Com a descobrindo Chile a curtição é mais que garantida!