Cantinho Verde em Santiago Centro
A Plaza Brasil é um colorido e movimentado ponto de encontro da comunidade local na parte ocidental do Centro de Santiago do Chile, fundada oficialmente como praça pela Câmara Municipal de Santiago há mais de um século atrás. Nas últimas duas décadas, este destino gradulamente vêm recuperando a sua popularidade na cena da cidade. A praça representa o coração do Bairro Brasil, um bairro amplamente acessível, localizado no centro da capital chilena..
O Cotidiano na Plaza Brasil
Plaza Brasil é nada mais que um modesto parque urbano com extensas áreas verdes decoradas com estruturas onde crianças podem fazer escalada e gastar aquela energia extra. A praça é praticamente emoldurada por pequenas cafeterias e lanchonetes. Restaurantes, bares, igrejas e prédios comunitários; edifícios residenciais também são comuns por aqui. A maioria dos bares e restaurantes são convidativos, de boa qualidade e de fácil acesso para turistas, sendo similares à muitos daqueles encontrados em vizinhanças como Las Condes e Providencia. Uma visita à Plaza Brasil é geralmente acompanhada por visitas à destinos vizinhos tais como a rua Cumming e Barrio Yungay.
Um popular e procurado destino próximo a Plaza Brasil é o Galpón Victor Jara, a matriz da Fundação Victor Jara, uma fundação dedicada à arte chilena criada em homenagem ao guitarrista e ativista Victor Jara, que foi torturado e morto nos primeiros dias do golpe militar do Chile em 1973. Este espaço é também incrivelmente frequentado nas noites dos finais de semana, quando se transforma num popular e movimentado clube de salsa. O espaço já foi fechado por delitos menores, em diversas ocasiões, muitas vezes envolvendo papela e licenças vencidas, o quê é amplamente aceito e considerado como parte do seu charme, pelo público mais fiel.
Feiras e Movimentos Comunitários
Quase todo fim de semana esta vizinhaça oferece imperdíveis feiras, descritas por muitos como as melhores da cidade. A reputação do Barrio Brasil como ponto de encontro para a organização de movimentos em prol da comunidade não podia ser mais verdadeira, e não é raro ver quiosques geridos pelos partidos comunistas chilenos trabalhando lado-a-lado com vendedores de alimentos que chegam de todas as partes do país, também como estudantes, artesãos, artistas e animadores. As feiras do Barrio Brasil são comumente vistas como as mais variadas e de mais autenticidade chilena, quando comparadas às outras feiras da parte oriental de Santiago do Chile. O quê as torna uma atividade altamente recomendável nas tardes dos finais de semana.
O Barrio Brasil, oferece entretenimento e lazer tais como restaurantes e a sua bela Plaza Brasil, mas é antes de tudo um distrito orientado principalmente aos movimentos comunitários com um forte foco nas artes, política e ativismo. Localizado no centro de Santiago, está situado à uma curta caminhada de demais pontos turisticos como La Moneda e a Plaza de Armas, sendo um ótimo destino para um almoço no início da tarde ou um jantar à noitinha seguidos por um passeio pelas feiras e/ou uma visita ao Galpón Victor Jara.
Como Chegar
O Barrio Brasil, bem como a Plaza Brasil, podem ser acessados pelos metrôs Los Heroes e Cumming, de onde você terá que caminhar por volta de 10 minutos. Muitos ônibus passam diretamente pela praça, e a maioria dos taxistas sabem exatamente onde ela está. Na área há muitas ciclovias, que por sinal, são bem marcadas. No entanto, note que o trânsito é extremamente pesado na hora de pico, e pode ser estressante pedalar por aqui durante essas horas. Estacionar é permitido em grande parte das ruas circundantes e um estacionamento subterrâneo pode ser encontrado na rua Compañía de Jesus, sendo um destino bastante procurado durante todo o dia e à noite, principalmente nos finais de semana.
Texto traduzido/adaptado do original “A Plaza Brasil” por Abigail Dantes.