
A Plaza Italia
é um movimentado ponto de encontro em Santiago do Chile, onde várias estátuas de cunho histórico são a principal atração e de onde várias ruas e avenidas importantes da cidade partem ou terminam. Localizada na saída do Metrô Baquedano, a praça encontra-se no ponto em que a movimentada via, também conhecida como Alameda, deixa de ser a Av. Libertador General Bernardo O’Higgins e passa a ser a Av. Providencia. Ambos os parques Bustamante e Forestal começam aqui, assim como as populares ruas Pio Nono e Vicuña MacKenna. Dezenas de milhares de pessoas trasladam pela Plaza Italia todos os dias, tornando-a o eixo da região central de Santiago.
Ponto de encontro para protestos & celebrações
A Plaza Italia é onde os chilenos costumam reunir-se para celebrações e protestos, quer sejam de improviso ou previamente planejados. Grandes vitórias esportivas são religiosamente celebradas aqui e este é “oficialmente” o lugar em Santiago onde marchas por direitos tanto de estudantes como de trabalhadores acontecem.
A Plaza Italia oferece o ambiente ideal para aqueles que querem observar, ou mesmo fazer parte, da realidade da comunidade local. Os diversos restaurantes, bares, hotéis e escritórios que emolduram a praça alimentam ainda mais o tráfico de pedestres durante todo o dia.
Divisão Social
Este também é um marco entre as diferenças das classes sócio-econômicos de Santiago, um amplo problema do qual o Chile ainda não conseguiu se desfazer mesmo com todos os avanços econômicos das últimas duas décadas. Providencia e demais bairros afluentes de Santiago localizam-se diretamente ao leste da Plaza Italia; Santiago Centro e outros bairros mais populosos, e por vezes também mais pobres, encontram-se na sua maioria na direção oeste. A praça também situa-se no centro de numerosos subúrbios que se extendem ao seu Norte e Sul.
Devido ao fato de quê em Santiago cada bairro conta com a sua própria prefeitura o padrão de vida está fortemente impactado pelo bairro em que os indivíduos moram. Um fator positivo, mas à vezes caótico, resultante da posição geográfica da Plaza Italia é o incentivo à integração das várias classes sociais e culturais da capital. A impressão que os frequentes protestors e marchas da Plaza Italia deixam é que a sociedade chilena não é tão dividida entre si, com a exceção, é claro, de quando a polícia interfere na tentativa de manter a ordem.
O coração de Santiago
O popular Bairro Bellavista e o Cerro San Cristobal são atrações turísticas bastante populares localizados diretamente ao norte da Plaza Italia, o que adiciona o fator cosmopolitano à atmosfera do lugar.
A conhecida Plaza de Armas, em Santiago Centro, pode ser o centro histórico oficial da cidade, mas na prática, hoje em dia, o coração de Santiago é sem dúvida a Plaza Italia, um destino onde uma variedade de interesses e culturas colidem diariamente.
Texto traduzido/adaptado do original “Plaza Italia” por Abigail Dantes.