
Redobrar a Atenção!
A galera aqui do SantiagoDoChile.com já fez uma postagem sobre a segurança em Santiago antes. Os assuntos foram bem específicos, e você pode dá uma olhada neles no post: Santiago é uma cidade segura? Que por sinal, nós recomendamos que você tire uns minutinhos para ler. Essa é uma pergunta que nós revisitamos recentemente; infelizmente, por conta de uma série de situações relacionadas à segurança na capital chilena que acontenceram com pessoas bem próximas aqui da galera, e também com vizinhos.
Segurança em Santiago
Como a gente sempre diz aqui, a inteção não é assustar ninguém. O nosso objetivo principal é mesmo informar. E, infelizmente, muitos brasileiros vindos do Brasil sabem bem como é se sentir inseguro. Assim que atenção, esse NÂO é o caso aqui na capital do Chile. Principalmente nos arredores onde você, a sua família e amigos, provavelmente ficarão hospedados.
O quê nós temos notado é quê as coisas mudaram um pouco e que faz-se necessário redobrar a atenção. Nós moramos aqui há mais de 10 anos, e coisas que não se escutava falar há um tempo atrás, agora é um tema quase que comum. Tanto nos noticiários quanto numa conversa entre amigos.
Nós estamos falando de assaltos!
Furtos

O caso é mais sério quando no meio dos pertences há documentos; aí a gente manda a galera direto para o Consulado Brasileiro de Santiago. Por isso mesmo que a gente escreveu aquele post mencionado anteriormente.
Mas ultimamente, amigos e vizinhos nosso foram vítimas de assalto à mão armada! Nós escutamos três casos numa mesma semana, e isso nos chamou a atenção; assim que sentimos a obrigação de escrever novamente abordando o tema da segurança em Santiago.
Assaltos na capital chilena.
Em Providência – Uma amiga da galera aqui, uma senhora de idade teve o celular roubado em pleno dia nos arredores de Pedro de Valdívia. Ela estava tranquilamente falando no telefone e um jovem acompanhado por um amigo puxou o telefone da mão dela e saiu correndo. Nós achamos que isso provavelmente não aconteceria com uma pessoa mais jovem. Realmente eles parecem ter tirado vantagem do fato de quê ela é uma senhora.
Ainda em Providência, mas numa circustância bem diferente. Um amigo nosso resolveu tirar dinheiro num caixa eletrônico nos arredores de Los Leones. Por volta das 22:00 horas, ele estava acompanhado da esposa e disse que havia pouco movimento na rua. Pouco depois de deixar o caixa eletrônico eles foram abordados por um jovem armado que levou tudo deles.
Em Las Condes – Nas proximidades do metrô Manquehue (em geral uma área bem segura). Um senhora com a filha adulta resolveram sair do hotel por volta das 21:00 horas num sábado à noite para comprar sorvete numa loja de conveniências. Resultado, um homem armado (sozinho) as abordou e levou a bolsa das duas.
A gente acha que o “segredo” é não dá bobeira, e principalmente as mulheres, é bom não sair para fazer compras de última hora depois que escurecer, mesmo nas vizinhanças mais nobres. A segurança em Santiago realmente é algo que se tem discutido na mídia local com bem mais frequência. Mas a galera aqui do SantiagoDoChie.com de forma geral ainda se sente bastante segura enquanto perâmbulando pelas vizinhanças mencionadas acima. É só não dá bobeira!
Boa viagem!
Caso tenha interesse em fazer passeios em Santiago, clique aqui!