
Nós vamos começar o nosso post sobre sobremesas chilenas com uma “aula” de espanhol: sobremesa = postre ! Pois, a gente sabe bem que uma das coisas que você vai explorar durante as suas férias na capital chilena é a gastronomia local. Então depois de ler o nosso post comidas típicas chilenas você estará um pouquinho mais familiarizado com o quê a cozinha andina tem à oferecer por esses lados.
Contudo, para finalizar o seu almoço ou jantar com muito estilo e mergulhar de cabeça na cultura local, é claro que o seu postre tem quer ser uma sobremesa chilena! Então, para que o menu não pareça tão estranho na hora da escolha, nós colocamos aqui algumas das várias opções com as quais você pode se deparar, tanto no cardápio ou nas vitrines dos restaurantes.
Sobremesas Chilenas
Qual delas você vai provar?
Sémola con leche

Então para evitar qualquer confusão e também prevenir alergias dá uma olhada nos ingredientes deste delicioso postre : leite (não leite condensado), casca de laranja, clara de ovo, canela, açúcar, baunilha e, logicamente, sémola. Em qualquer restaurante típico aqui na capital você vai encontrar a opção sémola con leche. Também, se você prefere não se arriscar durante o almoço ou jantar; mas, mesmo assim quer saborear essa delícia da culinária chilena em qualquer grande supermercado , geralmente próximo aos iogutes, a sémola con leche da nestlé é uma boa opção. Nós recomendamos a que vem com calda de caramelo!
Alfajores Chilenos

Mas onde encontrar essa bomba de calorias não é um problema. Mas atenção! Se você não é muito chegado à doce de leite, essa não será a sua pedida. Muitas das sobremesas chienas levam majar (doce de leite) como você verá mais adiante, e alfajor é uma delas. Mas para quem gosta pedir o sabor clássico não tem erro. Para os mais atrevidos é só provar as variações com laranja, frutos vermelhos e até pimenta.
Torta Mil Hojas

Mas, para que você não se deixe influenciar pela nossa opinião e deixe de provar o quê, quem sabe, possa vir a ser a sua sobremesa chilena preferida nós vamos detalhar os ingredientes principais desta torta que, vale salientar, se apresenta das mais variadas formas. O quê agente quer dizer com isso? Bom, você pode ver a mesma torta numa apresentação bem elegante, na vitrine de uma confeitaria (por exemplo, como essa da imagem ao lado) ou de apresentação não tão delicada. Muito provavelmente as vendidas nos quisques de rua. Mas, realmente isso não quer dizer que uma seja mais saborosa que a outra.
Então, o quê é importante saber sobre os ingredientes? Se as camadas são folhas preparadas com farinha de trigo ou de biscoitos cream-cracker! E, se o recheio é de doce de leite (mais comum) ou de marmelada. Caso você tenha alergia à frutos secos é bom perguntar, pois algumas são preparadas com nozes.
E o mais clássico dos clássicos: Mote con huesillo

Qual é a opinião aqui da galera do SantiagoDoChile.com? A gente vai deixar você curioso… Bom, mas se não deu para se familiarizar com a sobremesa (mesmo depois de ler o nome e ver a foto); a gente vai te contar do quê se trata, os ingredientes são: canela, pêssego e grãos de trigo cozidos mergulhados num caramelo relativamente diluído, servido bem gelado. É incrivelmente popular durante os meses mais quentes do ano. Onde encontrar? Em cada canto da cidade! Em carrinhos de rua, banquinhas de revista; mas também em restaurantes. No Restaurante Chilenazo por exemplo é um dos pedidos mais populares!
Ficou com água na boca?
Veja as nossas opções de passeios, clique aqui!