Domingo , Maio 12 2024

O Transporte Público de Santiago

Transporte Santiago Chile

O Transporte Público de Santiago

Transantiago – Implementação e Resultados

Implementado em 2007, a Transantiago é reconhecida mundialmente como uma das reformas mais ambiciosas no transporte público moderno. Constituíndo a unificação das várias linhas de ônibus e metrô em um único sistema, que é acessado usando um cartão recarregável ( la tarjeta “Bip!” ) em vez de dinheiro. Embora a súbita implementação tenha sido bastante criticada e tenha ensinado outras cidades que as mudanças sistêmicas nos transportes públicos devem ser efetuadas mais  gradualmente; hoje em dia, a Transantiago oferece uma forma eficiente e prática para se locomover em Santiago do Chile.

Os cartões Bip! podem ser comprados na bilheteria de qualquer estação de metrô, que também são locais fáceis para recarregá-los com dinheiro. As tarifas do metrô variam de acordo com a hora do dia, entre $ 610 e $ 720 pesos chilenos por viagem. Uma viagem de ônibus dentro de uma hora ao desembarcar do metrô é gratuita.

A Importância do Cartão Bip!

Bip CardAlgo muito importante de se saber sobre os ônibus em Santiago, além do fato de que no chile eles são sempre chamados de micros, é que a única forma de pagamento aceita por eles é o cartão Bip!. O pagamento em dinheiro não é aceito nos ônibus da capital chilena, assim que para aqueles que planejam usá-los, a compra de um cartão Bip! é essencial.

Na maioria das rotas dos ônibus, os horários de pico têm um forte impacto no nível de conforto da viagem. Entre às 8:00 e 9:30 horas e às 18:30 e 20:00 horas de segunda à sexta-feira, muitos ônibus e ( também os metrôs ) só têm a oferecer um espacinho onde a galera se espreme lado-a-lado de pé. Os engarrafamentos no trânsito também acontecem entre estes horários; por isso mesmo, turista brasileiro, não se surpreenda se os preços das corridas de táxi lhe sairem bem alta nessas horas. Os ônibus são consideravelmente mais tranquilos nos finais de semana, à menos que eles estejam à caminho de um evento grande como um jogo de futebol, por exemplo.

O Transporte Público de Santiago é Seguro?

Ônibus da Transantiago

Crimes nos ônibus acontecem muito pouco durante o dia. No entanto, o risco de roubo e abuso aumenta consideravelmente tarde da noite. Mas, mesmo durante o dia, faz-se necessário está alerta à todos os seus pertences. Incidentes de furtos são bastante frequentes nas horas de pico do transporte público de Santiago do Chile. Durante a sua estadia na capital, mantenha-se informado sobre as festa de rua, como as celebrações de um grande evento esportivo ou nacional; pois, em dias como estes os ônibus se tornam um paraíso para os foliões bêbados. Em situações como estas tomar um táxi, ou até mesmo o metrô, é bem mais recomendado.

As rotas dos ônibus podem ser encontradas on-line no Google Maps e numa variedade de websites. Os destinos de cada um deles são sempre claramente exibidos. Além disso, a maioria dos ônibus tem uma placa na frente da janela que lista as principais ruas e destinos pelos quais vão trasladar. Para aqueles que falam espanhol, os motoristas dos ônibus estão dispostos a ajudar com informações sobre os destinos etc… As pessoas idosas, com limitações físicas e grávidas são bastante respeitadas nesses veículos e esperam prioridade nos bancos dos ônibus. Usar os ônibus em Santiago, de forma geral, é fácil para aqueles turistas  acostumados ao transporte público de outros países; não esqueça, contudo, de comprar o seu cartão Bip! e mantenha-se sempre alerta que tudo sairá bem!

Texto traduzido/adaptado do original “Transantiago” por Abigail Dantes.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.