Cada estação tem seu charme
Para muitos turistas pode parecer que não há grande diferença entre as estações do ano em Santiago do Chile. Uma vez que durante o inverno não há neve nas ruas e os verões secos não impedem as pessoas de seguirem normalmente com a suas rotinas. Contudo, há sim várias distinções nas atividades que se encontram na cidade, pricipalmente as que estão à disposição nos meses de verão: janeiro e fevereiro, e os meses de inverno: junho e julho.
Aspectos gerais
Embora Santiago usufrua de um “clima mediterrâneo” temperado, as temperaturas extremas podem afetar e muito o bem-estar das pessoas, uma vez que aquecedores centrais, assim como ar condicionados centrais, estão presentes apenas em construções mais modernas. Por isso, também, é importante se hospedar num hotel não tão antigo. A temperatura em certos dias de verão pode chegar à 37oC, e no inverno, mantendo-se mais estável, a temperatuda varia entre os 10oC e 20oC no decorrer do dia. No Chile, é extremamente fácil sofrer de queimaduras solares, mesmo depois de uma curta exposição ao sol. Adicionalmente, em Santiago, uma cidade emoldurada por uma cadeia montanhosa, a poluição chega ao seu pico durante os meses de inverno. Quanto às chuvas, são mais frequentes entre julho e setembro.
O Verão
Assim que não é nada estranho que as atividades sejam diferenciadas no decorrer das estações. O verão em Santiago é bastante tranquilo e uma celebração importante durante esta estação do ano é o natal. Entre as atividade mais comuns estão : uma escalada em umas das muitas reservas nacionais próximas a Santiago, uma visita à uma vinha, ou mesmo um passeio pela cidade. Festivais e eventos especiais acontecem quase que diariamente nos vários parques da cidade, uma vez que o sol se põe somente às 9PM. Em fevereiro, muitos descrevem Santiago como “calmo demais”, isso se deve ao grande fluxo de pessoas que deixam a cidade tirando proveito das férias de verão no Chile.
O Inverno
O inverno pode ser um pouco duro, os dias mais curtos e a chuva pintam uma atmosfera diferente na cidade. Especialmente naquelas semanas de dias e dias chuvosos que transformas as ruas em pequenas córregos. No entanto, esta mesma chuva, à apenas uma hora de carro, se transforma em neve nas altitudes da cordilheira e oferece as mais fascinantes paisagens, atividades e férias de inverno que se pode imaginar.
Mesmo que o verão e o inverno no Chile sejam as estações do ano queridinhas de todos, há uma outra que não pode ser esquecida: A primavera. O clima ameno e a famosa fiestas patrias, são as pricipais característica da primavera no Chile. Assim que os turistas procurando uma boa celebração chilena, regada à empanadas e vinho tinto depois de uma dia esquiando; bem, essa é definitivamente a estação certa para a suas férias em Santiago.
Texto traduzido/adaptado do original “Summer vs. Winter in Santiago” por Abigail Dantes.