Preços & Onde encontrar vinhos chilenos
Entre muitas outras atrações que o Chile oferece, este país também é conhecido mundialmente pela sua vasta produção de vinho.
Durante a sua viagem a Santiago do Chile, não deixe de visitar às vinícolas mais próximas à capital; como, Concha y Toro, Santa Carolina, Undurraga e Viña Cousiño Macul, aprenda também um pouco sobre este aspecto tão importante da cultural local com tours informativos pelas adegas e belos terrenos destas vinícolas, que são sempre seguidos por uma fina degustação. Mas, caso a sua agenda não lhe permita realizar uma dessas visitas, não se preocupe, todos os tipos e variedades de vinhos estão disponíveis em lojas especializadas e nos grandes supermecados da cidade. Algumas dessas lojas especializadas são: El Mundo del Vino, La Vinoteca e La Cav. Vinhos de qualidade também podem ser encontrados nos supermercados locais Jumbo, Líder e Unimarc, às vezes por preços mais convenientes.
De maneira geral, comprar vinhos nessas lojas e supermercados sai bem mais barato do quê quando comprados em suas respectivas vinícolas. Adicionalmente, algo muito importante a se saber sobre o vinho chileno é quê o preço não reflete necessariamente a sua qualidade; e, frequentemente, pode-se encontrar vinhos finos por um preço menor do quê o esperado.
Na lista abaixo encontram-se algumas das cepas mais populares dos vinhos chilenos , bem como as vinícolas em que são produzidos, com gamas de preços que variam de baixos (menos de CLP 5,000) aos mais caros (CLP 20.000 ou mais). Juntamente, nós também colocamos uma lista de alimentos recomendados que acompanham muito bem cada cepa.
Vinhos Chilenos – Os Tintos Mais Populares
Cabernet Sauvignon – As carnes vermelhas, carne de porco, cordeiro e queijos fortes.
Carménère – Massas com molho bolonhesa ou pomodoro, receitas mediterrâneas e patês.
Merlot – Massas recheadas com ricota, queijos e carnes brancas
Syrah – Carnes vermelhas, pratos condimentados, receitas mexicanas, azeitonas e presuntos.
Malbec – Carnes vermelhas levemente temperadas e carne assada.
Pinot Noir – Peixes, saladas com carne, risotos.
Vinhos Chilenos – Os Brancos Mais Populares
Chardonnay – Peixes, saladas e carnes brancas.
Sauvignon Blanc – Ceviches, frutos do mar e sushis.
Late Harvest – Sobremesas.
Embora o Chile também seja um respeitado produtor de vinhos espumantes os seus vinhos de mais destaque são os tintos profundos e brancos acentuados. Isso não quer dizer, no entanto, que os vinhos espumantes devem ser deixados de lado. Alguns dos fabricantes de vinhos espumantes mais reconhecidos são: Valdivieso, Vinamar, Undurraga e Carmen, oferecendo Brut, Extra-Brut e mesmo Champenoise elaborados com as uvas Chardonnay, Semillon e Riesling.
Como mencionado anteriormente você encontrará todo e qualquer tipo de vinho em Santiago. Se o quê você está buscando é um vinho bem em conta, Concha y Toro conta com um decente Cabernet Sauvignon por pouco mais de CLP 2,000; contudo, se o seu orçamento é um pouco mais generoso a Casas del Bosque oferece um Sauvignon Blanc por CLP 12,000 e a vinha Morandé produz um Brut Nature por CLP 17,000.
Quanto aos produtores desses vinhos, aqui, uma breve lista para auxiliá-lo na sua compra nas lojas especializadas ou nos grandes supermercados de Santiago:
- Concha y Toro
- Cousiño Macul
- Los Vascos
- Morandé
- Quintay
- Santa Rita
- Tarapaca
- Undurraga
- Valdivieso
- Von Siebenthal
Voltar para o Brasil com a sua garrafa de vinho tornou-se uma tarefa mais fácil nos dias de hoje. Ao comprar em uma loja especializada, informe aos vendedores que você vai viajar uma longa distância, e você receberá uma embalagem especial. Logo, logo você estará desfrutando um fino vinho de produção chilena no conforto do seu lar com toda a família e amigos.
Texto traduzido/adaptado do original “Chilean Wines” por Abigail Dantes.