Dicas sobre o transporte público de Santiago
Existem várias palavras que podem descrever Santiago; mas há uma com a qual ninguém discordará: vasta! Esta grande e borbulhante cidade é recheada por diferentes atividades; e as chances de você, na posição de turista, querer “investigá-la” é bastante alta. Isto, no entanto, requer trasladar-se pelas diferentes zonas da capital. E felizmente, Santiago possui um meio de transporte público relativamente eficiente e fácil de usar, composto principalmente por metrôs e ônibus (micros). Não vai demorar nada para que você se sinta um especialista! Contudo, algo que você definitivamente precisará para se tornar um mestre do transporte público santiaguino é um bip Card.
O Quê é & Onde comprar o Bip Card?
O bip Card é um pequeno cartão azul parecido com um cartão de crédito. E o nome vem do som que faz – um pequeno bip, quando os transeuntes enconstam-no nos scaners das estações de metrô ou dos ônibus. No metrô, os passageiros também têm a opção de comprar one-voyage passes. No entanto, para tomar o ônibus, o bip Card é essencial, uma vez que a maioria dos ônibus não aceita outra forma de pagamento.
Você pode comprar o seu bip Card em qualquer estação de metrô, ou em qualquer centro do cliente, os “Centros Bip!”. O preço do cartão é CLP 1.550 , que deve ser carregado com um crédito inicial de CLP 1.000. Uma vez seguidos esses passos, você estará pronto para a sua viagem! Simplemente encoste o cartão nas máquinas amarelas e o valor da viagem será subtraído do seu salto total. O bip!Card pode ser usado por mais de uma pessoa consecutivamente. Existem muitos meios de carregar o cartão, talvez o meio mais comum seja nos balcões das estações; porém existem muitos caixas automáticos para adição de cargas em inglês e espanhol. Não esqueça dos “Centros Bip!”, onde muitas vezes o serviço é mais rápido. A carga mínima é de CLP 1000, e o valor máximo permitido é CLP 25.000.
Valores das passagens no ônibus e metrô
A passagem de ônibus, micros, é sempre CLP 640 por viagem, e o metrô varia de CLP 610 à CLP 740 , dependendo do horário. A tabela de preços está disponível aqui do lado para você. Se você tomar o ônibus e então tomar o metrô dentro de 90 minutos, o valor descontado no seu bip! será somente a diferença das passagens. De maneira similar, se você for do metrô para o ônibus, nenhum valor será descontado do seu cartão.
O Bip Card não oferece aos passageiros preços mais baixos, mas oferece sim, praticidade! Ao carregar o seu cartão com quantidades maiores você evitará fazer filas com mais frequência (amiúde enlouquecedoras), nos balcões das estações.
Cuide do seu cartãozinho, uma vez que não há muito o que fazer para recuperar o seu crédito se o seu cartão for perdido ou roubado. Mas, acaso você seja extra precavido, é possível personalizar o seu bip Card com o seu nome e um código, por CLP 2.800. Isso é possível apenas nos Centros Bip! O código lhe permitirá desativar o cartão que foi perdido, assim como ativar um cartão encontrado, por uma taxa de CLP 300 . Se você perder um bip Card personalizado é possível usar este mesmo código para recuperar o seu saldo.
Quanto à sua partida de Santiago, infelizmente não há muito que possa ser feito com o cartão. A Transantiago não dispõe de serviços de reciclagem e, a menos que você tenha personalizdo o seu cartão, não será possível recuperar o saldo. Consequentemente, não esqueça de realizar pequenas cargas no seu bip Card nos últimos dias da sua viagem.
Texto traduzido/adaptado do original “Bip! Card” por Abigail Dantes.